O Ministério da Educação (MEC) lançou na quinta-feira (6) o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A iniciativa tem o objetivo de superar o analfabetismo e aumentar o nível de escolaridade entre pessoas com mais de 15 anos de idade, além de integrar o ensino básico com uma educação profissional e tecnológica, buscando promover qualificação para o trabalho.
Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em 2023, o Brasil ainda conta com 9,6 milhões de pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever.
De acordo com o MEC, serão ofertadas 3,3 milhões novas matrículas da educação de jovens e adultos nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre estudantes em cárcere.
O pacto estabelece a colaboração entre municípios e estados para a oferta do ensino com diferentes metodologias e abordagens, além de disponibilidade de recursos didáticos coerentes com o público do EJA.
Os entes federados que aderirem ao projeto terão acesso a repasses financeiros pelos programas de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos; Dinheiro Direto na Escola e Brasil Alfabetizado.
Estão previstas ainda a oferta de bolsas para alfabetizadores e de formação de professores.
*sob supervisão de Brenda Silva, com informações de Agência Brasil
Compartilhe:
Valor equivale a pouco mais de R$ 4 mil e, conforme a determinação, deve começar…
Termina às 23h59 desta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, o prazo para que os…
Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Civil apuram as causas do acidente; vítima foi…
Cerca de 2 mil estudantes da rede estadual de 50 escolas do Núcleo Territorial de…
O estímulo à iniciação científica na Educação Básica na Bahia, impulsionado pela Secretaria da Educação…
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por sua vez, estima para o ciclo 2024/2025 aumento…