HomeEducação

MEC lança iniciativa para alfabetizar brasileiros com mais de 15 anos

O Ministério da Educação (MEC) lançou na quinta-feira (6) o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A iniciativa tem o objetivo de superar o analfabetismo e aumentar o nível de escolaridade entre pessoas com mais de 15 anos de idade, além de integrar o ensino básico com uma educação profissional e tecnológica, buscando promover qualificação para o trabalho.

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em 2023, o Brasil ainda conta com 9,6 milhões de pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever.

De acordo com o MEC, serão ofertadas 3,3 milhões novas matrículas da educação de jovens e adultos nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre estudantes em cárcere.

O pacto estabelece a colaboração entre municípios e estados para a oferta do ensino com diferentes metodologias e abordagens, além de disponibilidade de recursos didáticos coerentes com o público do EJA.

Os entes federados que aderirem ao projeto terão acesso a repasses financeiros pelos programas de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos; Dinheiro Direto na Escola e Brasil Alfabetizado.

Estão previstas ainda a oferta de bolsas para alfabetizadores e de formação de professores.

*sob supervisão de Brenda Silva, com informações de Agência Brasil

Fonte: Clique aqui

COMMENTS