O programa Treinar para Empregar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), deu início a mais uma turma do curso de montador de sistema fotovoltaico. Cerca de 20 alunos participaram da primeira aula, nessa quarta-feira (26), no SAC do Empreendedor, na Baixa dos Sapateiros.
A atividade, que tem carga horária de 128 horas e conteúdo dividido em quatro módulos, visa capacitar profissionais para atuação no mercado de trabalho. “O curso permite que o aluno possa gerar renda através do empreendedorismo, ou seja, trabalhando por conta própria. Uma outra possibilidade é de que ele consiga vaga em alguma empresa, atuando com carteira assinada”, declarou a coordenadora de qualificação do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Sinara Batista.
A expectativa do programa é de formar mais de 100 pessoas até o final do ano. De acordo com o presidente da Associação Baiana de Energia Solar (ABS), Marcos Rego, a ideia é oferecer ao mercado do estado profissionais qualificados também para construir usinas solares.
A capacitação já tem descoberto grandes talentos da área. O engenheiro eletricista e um dos professores do curso, Caio Sá, diz que os alunos já saem prontos e exercendo as atividades.
Para os participantes, a expectativa é que a área de energia fotovoltaica na Bahia cresça bastante, gerando um grande mercado e uma boa renda no futuro. “Acredito que essa é uma área que tende a crescer ainda mais no estado e pode me render uma boa rentabilidade. Talvez até me ajude a abrir uma empresa”, afirmou o estudante de engenharia elétrica Eduardo Landim, de 19 anos.
O também estudante de engenharia Hely Virgílio, de 37 anos, considera que a área demorou para chegar na Bahia, mas, mesmo assim, deverá ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho. Ele afirmou também ter descoberto o curso pelas redes sociais.