Salvador agora conta com uma Associação de Mulheres do Mar (Ammar), com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável marítimo e atividades do setor náutico. Na quarta-feira (17), seis fundadoras da associação se reuniram no SAC Náutico de Salvador, no Comércio, para dar início ao planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo do ano.
“Todas as atividades ligadas ao mar estão dentro do nosso escopo de objetivo. Nós vamos trabalhar em todos os segmentos onde possamos trazer algum benefício e fazer a diferença. Todas as integrantes da Associação são ligadas ao mar e conhecem as necessidades do setor nos mais diversos segmentos. Temos desde chef de cozinha a educadora, empreendedora do setor náutico, esportista e arquiteta, cada uma com ideias ligadas ao desenvolvimento sustentável marítimo”, contou a diretora de Relações Institucionais, Tata Mott.
Ela destacou o potencial marítimo de Salvador e elogiou as iniciativas desenvolvidas recentemente pela Prefeitura para impulsionar o segmento. “Nós temos aqui uma baía com um potencial maravilhoso e que até então estava sendo subaproveitada. De um tempo para cá, os olhos estão voltados para a Baía de Todos-os-Santos. Eu tenho notado várias ações que a Prefeitura tem feito no sentido de apoiar essas ações de uso melhor da economia do mar, a exemplo do SAC Náutico, que foi uma iniciativa maravilhosa. Tudo que possamos fazer para girar a economia do mar vai trazer benefícios relacionados ao emprego, renda e qualidade de vida”, avaliou.
A Ammar foi lançada no último dia 10 no Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo, em cerimônia que contou com a presença de empresários e de autoridades representantes da Cultura, do Turismo e do Desenvolvimento Econômico em Salvador e na Bahia.
Ações – Nos últimos anos, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), tem planejado ações voltadas para o fortalecimento e desenvolvimento econômico do setor náutico. Em 2016, a gestão municipal criou o Comitê Náutico por meio de decreto.
Já em outubro do ano passado, foi inaugurado o primeiro SAC Náutico do país no Doca 1, integrando os procedimentos relacionados às navegações, promovendo a simplificação de processos, impulsionando, assim, o turismo e as atividades náuticas na capital. A estrutura reúne os serviços da Capitania dos Portos da Bahia, da Polícia Federal e da Receita Federal em um só local, reduzindo entraves burocráticos e motivando a entrada de novas embarcações em Salvador.
Uma embarcação do exterior que chega ao Brasil precisa cumprir uma série de requisitos legais e regulamentações alfandegárias. Todo esse processo, que durava cerca de 7h, com o deslocamento para a Capitania dos Portos, Polícia Federal e Receita Federal, caiu para 3h após o funcionamento do SAC Náutico.
Em seis meses de operação, a estrutura já realizou 461 serviços. O atendimento nacional inclui serviços como informações gerais sobre habilitações e serviços para embarcações; emissão de Guias de Recolhimento da União; entrega de requerimento e dados e emissão de documentos através do gov.br. O atendimento internacional inclui serviços como acompanhamento do processo de entrada e saída na Polícia Federal; procedimento de admissão temporária de embarcação de recreio na Receita Federal e procedimento de declaração de entrada e saída de embarcação estrangeira na Capitania dos Portos da Bahia.
“Nós criamos o SAC Náutico em parceria com a Receita Federal, a Polícia Federal e com a Marinha do Brasil, através da Capitania de Portos, e o equipamento vem sendo o maior sucesso. A gente vem atendendo capitães do mundo todo, foram mais de 25 nacionalidades em seis meses de operação. O SAC Náutico visa simplificar a vida do capitão do mar, fazer de Salvador a principal entrada de embarcações estrangeiras do Brasil”, ressaltou a titular da Semdec, Mila Paes.
Estímulo – A secretária avaliou também a criação da Ammar como uma organização da sociedade civil que pode gerar muitos resultados positivos. “A gente acredita muito na associação entre o poder público, a sociedade civil organizada e a academia para que a gente possa fortalecer o desenvolvimento econômico de Salvador. Não conseguimos enxergar outra forma mais produtiva e efetiva de transformação econômica que não seja através dessa união. Perceber movimentos como esse da Ammar é algo que realmente nos anima e nos motiva muito a continuar percebendo que a gente está no caminho certo como sociedade”, ressaltou.
“Estamos muito felizes em poder contar com mais uma instituição de qualidade e em um segmento no qual a gente ainda não tinha uma associação feminina. A mulher tem um olhar mais sensível e mais cuidadoso sobre as temáticas e desafios, então eu acho que realmente os projetos vão poder trazer grandes frutos para a cidade”, acrescentou Mila.
Outros incentivos – Além da criação do SAC Náutico, a Prefeitura está oferecendo diversas turmas gratuitas em capacitação naval em parceria com outras empresas e instituições privadas de interesse público, por meio do programa Treinar para Empregar. A primeira trilha náutica foi oferecida em outubro do ano passado, formando 20 alunos.
“Nós temos programas de qualificação profissional na área de economia do mar. Então, estamos atuando com diversas frentes para que a economia do mar seja realmente algo relevante na economia de Salvador”, finalizou a titular da Semdec.
Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS
A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Educação, deu início à Avaliação…
Julgamento em sessão virtual começou na última sexta-feira (8), e tem previsão de terminar na…
Cinco empresas estatais de peso na economia brasileira - Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica,…
O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), por funcionarem em uma lógica de…
Um servidor da Superintendência de Bem-Estar Animal de Uberaba (MG) foi exonerado nesta semana após…
Em dezembro de 2021, Adriele Nascimento e sua família foram vítimas de uma das piores…