O ministro da Educação, Camilo Santana, disse nesta terça-feira (9) que o governo irá retomar o diálogo com a Câmara dos Deputados para conseguir aprovar o projeto de lei que altera o formato do Novo Ensino Médio.
Instituído em 2017, o Novo Ensino Médio mudou a grade curricular e a oferta de disciplinas optativas em todas as escolas do país.
O texto enviado pelo governo e que altera a norma seria votado pelos deputados em dezembro passado. Entretanto, a análise acabou sendo adiada após um pedido da administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O relator da proposta na Câmara é o deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), que era ministro da Educação no governo Michel Temer (MDB), quando o Novo Ensino Médio foi instituído.
“O projeto foi construído por várias instituições — desde os estados, os professores, os secretários, os estudantes. A gente espera que, agora, com o retorno do Congresso Nacional, a gente possa debater e aprovar o projeto de lei que foi encaminhado pelo presidente da República”, disse o ministro.
Desde que passou a vigorar, o novo modelo de Ensino Médio é alvo de críticas, de setores que representam o magistério e o movimento estudantil. Diante disso, o Ministério da Educação abriu uma consulta pública com representantes de diversas entidades para chegar a uma proposta, que foi apresentada ao Congresso.
Um dos pontos de maior divergência no Congresso, porém, é a quantidade de horas-aula para as disciplinas obrigatórias.
Atualmente, as 3 mil horas do ensino médio são divididas entre 1.800 horas de disciplinas obrigatórias e 1.200 horas optativas (nos itinerários formativos escolhidos por cada aluno).
O governo defende uma divisão diferente: 2.400 horas-aula para obrigatórias e 600 para itinerários optativos. No relatório, Mendonça propõe um “meio-termo”: 2.100 horas-aula e 900 horas-aula, respectivamente.
Compartilhe:
Pesquisa em 112.000 km revelou disparidade entre as diferentes regiões do país; melhores trechos estão…
Um homem tentou sequestrar um menino de três anos em SP, mas foi impedido por…
Morte foi causada por complicações decorrentes de insuficiência renal Divulgação Juan Arias Martínez teve a…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…