Nos cinco primeiros meses do ano, a cada oito horas houve uma notificação de ocorrência envolvendo balões nas imediações de aeroportos do Brasil.
O dado é do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que contou, entre janeiro e maio, 436 ocorrências deste tipo, um recorde para o período desde que a série histórica começou, em 2012.
A preocupação ainda é maior por causa da proximidade com as festas juninas, época do ano em que esses acidentes tendem a aumentar. O Cenipa estima que cerca de 100 mil balões sejam soltos anualmente no Brasil.
Os balões podem colidir com aeronaves em pleno voo, comprometendo a segurança dos passageiros e tripulação. Para tentar conscientizar a população, a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) fazem campanhas educativas sobre o risco que essa prática representa para a aviação.
No domingo (4), duas pessoas foram detidas por soltarem balão em Guarulhos. Segundo a Polícia Militar Ambiental de São Paulo, os suspeitos foram levados para o Distrito Policial e receberam, cada um, uma multa de R$ 20 mil. O balão foi apreendido.
No mês passado, um balão caiu na pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e começou a pegar fogo próximo a um avião da companhia aérea Azul, que estava estacionado. Funcionários conseguiram apagar as chamas. Em nota, a Azul disse que a queda do objeto “não causou danos a aeronave e não impactou na programação dos voos da companhia”.
A soltura de balões é considerada uma prática ilegal, sujeita a penalidades previstas em lei, conforme estabelecido no Artigo 261 do Código Penal.
Além disso, também é crime ambiental, pois pode causar incêndios em áreas florestais e demais formas de vegetação, em áreas urbanas. A pena prevista é de detenção de um a três anos e/ou multa.
Quem notar a prática irregular pode denunciar à Polícia Militar, através do número 190, ou o Disque Denúncia de sua região. Também é possível fazer contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ou o Decea, por meio do canal “Serviço de Atendimento ao Cidadão”.
Um homem tentou sequestrar um menino de três anos em SP, mas foi impedido por…
Morte foi causada por complicações decorrentes de insuficiência renal Divulgação Juan Arias Martínez teve a…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…
A cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, comemorou, neste sábado (23), a inauguração da…