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BR-381, conhecida como ‘Rodovia da Morte’, será repassada para a iniciativa privada

4UM apresentou a proposta vencedora que representa um desconto de 0,94% em relação à tarifa básica de pedágio

LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO CONTEÚDOBR-381

Após três tentativas mal sucedidas, a BR-381, conhecida como “Rodovia da Morte”, enfim será repassada para a iniciativa privada. A gestora 4UM arrematou a concessão do trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte (MG) em leilão promovido na sede da B3 em São Paulo nesta quinta-feira (29). A estreante em certames rodoviários apresentou a proposta vencedora que representa um desconto de 0,94% em relação à tarifa básica de pedágio. Para a pista simples, o valor base era de R$ R$ 0,18380/km e para a pista dupla, R$ 0,25732/km. A concessão contempla um trecho de cerca de 300 quilômetros da rodovia mineira, ligando Belo Horizonte a Governador Valadares. O contrato de 30 anos prevê cerca de R$ 9 bilhões em investimentos, incluindo opex e capex.

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Deste montante, R$ 5,6 bilhões serão em investimentos e R$ 3,7 bilhões para despesas operacionais. A vitória no leilão desta quinta marca a estreia da 4UM, gestora de recursos com mais de R$ 7 bilhões sob gestão, no setor de infraestrutura. A administradora, sediada em Curitiba (PR), concluiu no mês de agosto a estruturação de um fundo de investimento em participações para atuar nos próximos leilões de rodovias.

Entre os cotistas do 4UM FIP-IE I, estão as famílias Malucelli, Salazar, Federmann e Backheuser, acionistas das empresas MLC, Aterpa, Senpar e Carioca Engenharia. Com 30 anos de trajetória e R$ 60 bilhões em ativos sob gestão, a Opportunity também participou pela primeira vez de um leilão rodoviário. A gestora independente de renda variável ofereceu um desconto de 0,10% em relação à tarifa básica. Com duas propostas válidas, a disputa foi à viva-voz. Contudo, a Opportunity não teve interesse em participar desta etapa, consagrando a 4UM como vencedora.

O projeto passou por aprimoramentos desde o final de 2023, quando ocorreu a última tentativa frustrada de leiloar o ativo. No entanto, a estreante 4UM ainda deve encontrar desafios. A BR-381 foi considerada a sexta rodovia mais perigosa do País em número de acidentes e mortes, segundo levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgado no ano passado. O interesse de entrantes deve ser tendência na “maratona” de leilões de rodovias federais previstas até o final do ano. A agenda inclui oito certames nos próximos meses, incluindo o desta quinta-feira.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Keller

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Redação

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