HomeBahia

Abertura da SuperBahia 2024 destaca importância do varejo alimentar e inovação no setor para a economia do estado

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta quarta-feira (10), da abertura da 13ª edição da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, a SuperBahia 2024, realizada no Centro de Convenções Salvador. O evento acontece até sexta-feira (12), com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA) e de Desenvolvimento Rural (SDR), e tem expectativa de gerar R$ 500 milhões em negócios. A SuperBahia 2024 reúne empresários, fornecedores e distribuidores de todo o Brasil, além de promover o programa Bahia Sem Fome.

 “A cada ano a gente vai percebendo a consolidação dessa feira que, além das inovações, se apresenta como um espaço para que as pessoas possam encontrar aqui a oportunidade de fazer negócios no atacado e varejo”, destacou o governador.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Este é o terceiro ano consecutivo que a SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), apoia a ação, destacando a importância de ampliar os espaços de comercialização para produtos das entidades da agricultura familiar. Representantes de 43 cooperativas participam de um stand para exposição de produtos da agricultura familiar e ainda de uma mesa de negócios com o setor empresarial de supermercados.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, considera que a agricultura familiar baiana não poderia ficar de fora desta edição da SuperBahia. Foi montada uma réplica do Centro de Distribuição com a produção de cooperativas e associações baianas. “Esse é o conceito que a gente traz para a SuperBahia 2024: a diversidade da agricultura familiar. Os mais variados produtos dessas importantes cooperativas da Bahia estão aqui. São mais de 300 produtos ofertados para essa rede de varejistas e atacadistas”.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Promovida pela Associação Baiana de Supermercados (Abase), em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Autosserviço da Bahia (Sindsuper), a SuperBahia é considerada a maior feira do varejo de alimentos do Nordeste brasileiro. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, destaca que o Estado tem uma política de apoio aos setores varejista e atacadista baiano, com programas de desenvolvimento industrial que contemplam, desde os pequenos, até os grandes empresários.

“Nós temos a Bahia como o Estado polo no Nordeste, não só na produção das suas fábricas, como também no setor do comércio, com a forte preponderância do atacadista distribuidor, que está na origem do povo baiano, da sociedade da Bahia e do negócio também”, afirmou o titular da SDE, destacando ainda a importância de incentivo a esses empreendimentos.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Está confirmada a participação de 180 expositores de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene, até fornecedores de equipamentos que atendem diversos segmentos comerciais. Na ocasião, serão apresentadas as mais recentes inovações em tecnologia aplicadas ao varejo. A presidente da Abase, Amanda Vasconcelos, explica a importância do setor supermercadista para a economia baiana.

“A gente estima que vão circular mais de 25 mil pessoas aqui, movimentando cerca de R$ 500 milhões e muito network. Um setor tão importante para a economia nacional, que corresponde a 9% do nosso PIB, então é de extrema importância essa feira”.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Bahia Sem Fome

A SuperBahia 2024 apoia, pelo segundo ano, o programa Bahia Sem Fome, iniciativa da gestão estadual de combate à fome e insegurança alimentar no estado. De 2023 até agora, foram entregues cestas contendo produtos alimentícios a 110 mil famílias no território baiano. Um ponto de coleta foi instalado no local para receber a doação de alimentos não perecíveis. Ao final, o total arrecadado pela organização da feira será distribuído às entidades beneficiadas pelo projeto do governo baiano.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Fonte: Clique aqui