Em uma experiência imersiva e educativa, o Zoológico de Salvador, no bairro de Ondina, abriu as portas na noite de ontem (quinta-feira, 6) para mais uma edição do “Zoo Noturno”. Essa modalidade de visita guiada proporciona aos participantes uma oportunidade de conhecer os hábitos noturnos de 19 espécies da fauna silvestre, exótica e nativa, oferecendo uma verdadeira aula sobre a vida dos animais silvestres.
Com um percurso de aproximadamente uma hora, a experiência iniciou com uma palestra sobre a vida selvagem e o percurso a ser visitado. Logo em seguida, os participantes começaram a “tour”, observando atentamente os hábitos de animais como serpentes, raposa-do-campo, tamanduá-bandeira, e outros animais de vida noturna. Durante o passeio, os visitantes podem admirar a variedade de formas, cores, tamanhos e comportamentos dos animais, além de entender a importância ecológica de cada um deles.
Sob a recepção de Samanta Grimaldi, bióloga do Inema e responsável pelo setor de educação ambiental, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer animais que, normalmente, estão escondidos durante o dia ou que, quando visíveis, estão mais sonolentos e menos ativos. Samanta explica: “retomamos este projeto para permitir que o público observe esses animais em seus comportamentos naturais noturnos”.
Samanta explicou, também, que o Zoológico desempenha um papel importante na conservação e educação ambiental. “Este espaço não apenas oferece um ambiente seguro e adequado para espécies que não podem ser reintegradas à natureza, mas, também, atua como um centro de pesquisa e educação, promovendo o conhecimento e a conscientização sobre a importância da biodiversidade e a preservação das espécies”, explicou Samantha.
Ao observar de perto os hábitos dos animais, os estudantes de Biologia Nai Fiais e Tiago Peixoto destacaram a importância da visita. Para a estudante, a oportunidade foi aguardada com expectativa: “esperava por isso há um bom tempo e finalmente consegui ter essa experiência. Foi super enriquecedora.” Tiago compartilhou o mesmo sentimento: “como estudante de Biologia, essa visita foi incrível. Após acompanhar o perfil do Instagram do zoológico por tanto tempo, chegou finalmente o momento de vivenciar essas interações ecológicas”.
Para quem desejar experimentar a imersão da vida noturna dos animais e aprender mais sobre a preservação da fauna, o “Zoo Noturno” é uma experiência imperdível. O tour diferenciado é realizado das 18h às 20h, em dias específicos, divulgados, previamente, nas redes sociais do Zoo e requer agendamento, limitando-se a um grupo de até 25 pessoas por vez. “Contamos com uma estrutura completa, com apoio da equipe técnica e dos vigilantes, garantindo o bem-estar e a segurança tanto dos animais quanto dos visitantes.”, finaliza a guia.
Fonte: Ascom/Inema
Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Civil apuram as causas do acidente; vítima foi…
Cerca de 2 mil estudantes da rede estadual de 50 escolas do Núcleo Territorial de…
O estímulo à iniciação científica na Educação Básica na Bahia, impulsionado pela Secretaria da Educação…
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por sua vez, estima para o ciclo 2024/2025 aumento…
A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab), por meio do Telessaúde da Diretoria de…
A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (13)…