Categories: Salvador

Vigilância Sanitária de Salvador realiza qualificação para trabalhadores de festas populares do verão e do Carnaval 2025

Fotos: Lucas Moura / Secom PMS

Para garantir um período festivo com a prevenção de agravos de segurança alimentar para turistas e população de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), realiza nesta terça (22) e quarta-feira (23) as atividades de educação em saúde para baianas de acarajé e mingau, pipoqueiros e barraqueiros e demais atividades de comida de rua, das 8h às 16h, na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS).

O treinamento para manipulação de alimentos em festas populares e Natal Luz abordará os cuidados sanitários que devem ser adotados para a comercialização de alimentos, desde o transporte até o local de venda e o acondicionamento dos produtos em vias públicas.

A Visa vai orientar ainda sobre a temperatura adequada para conservação; cuidados com o preparo de bebidas e gelo; monitoramento e controle de segurança dos alimentos, com o intuito de reduzir os riscos de contaminação por bactérias, vírus, parasitas e produtos químicos prejudiciais à saúde da população.

A iniciativa abordará também os cuidados pessoais de higiene e saúde do trabalhador, bem como a aparência e o acolhimento aos clientes.

A diretora da Vigilância à Saúde (DVIS), Andréa Salvador, explica que os presentes serão treinados e certificados para reforçar a necessidade de aprimoramento profissional. “Assistir esses profissionais e levar o conhecimento é uma forma de estimular a profissionalização desses trabalhadores. Dessa forma, garantimos que cada um possa levar os seus produtos com mais rigor sanitário e beneficiar a saúde de milhares de pessoas que vão consumir. Essa ação acontece todos os anos e, com a alta procura da nossa cidade durante o calendário de festas, vamos antecipar essas atividades de educação em saúde, no intuito de qualificar nossos profissionais nos serviços de alimentação e bebidas. Educar para prevenir é o lema da saúde, dessa forma, teremos trabalhadores bem mais preparados e sensíveis com a qualidade dos serviços que serão oferecidos”, pontua a diretora.

As aulas serão ministradas pela nutricionista e gerente de Vigilância e Segurança dos Alimentos, Gilmara Macedo e pela chefe do setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos da Visa, Emanuela Brito.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

22/10: Treinamento para Barraqueiros (as) –  das 08:30h às 11:00h e 13:30h às 16:00h

23/10: Treinamento para Pipoqueiros (as) e Vendedores de Lanches – das 13:30h às 16:00

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Orçamento de 2025 é aprovado pela Câmara de Simões Filho, garantindo recursos para novos projetos

A Câmara de Simões Filho aprovou nesta terça-feira (05), em segunda e última discussão, o…

4 horas ago

Prefeitura de Simões Filho impulsiona melhorias no Engenho Novo com novas pavimentações

A Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), continua investindo em melhorias…

4 horas ago

Taxa de juros elevada segura consumidores em inadimplência, diz CNC

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional…

4 horas ago

Alckmin alerta para vídeo falso com sua imagem nas redes sociais

Um vídeo falso com uma imagem manipulada do vice-presidente Geraldo Alckmin está circulando em aplicativos…

5 horas ago

BNDES lança serviço que agiliza crédito a micro e pequenas empresas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira (5) o lançamento…

6 horas ago

Instrutor de paraquedismo morre após salto de speed fly no Rio de Janeiro

Acidente aconteceu na Pedra Bonita, em São Gonçalo; segundo informações, equipamento não inflou corretamente Reprodução/X/@baudorio…

6 horas ago