Na manhã desta terça-feira (08), o Vereador Adailton Caçambeiro apresentou na tribuna da Câmara de Simões Filho a Indicação Nº 157/2024, propondo a criação de um Núcleo de Orientação do Surdo no município. A iniciativa visa promover acessibilidade plena e inclusão para a comunidade surda em serviços essenciais como saúde, educação, infraestrutura, cultura e esportes. O projeto foi bem recebido pelos demais vereadores, sendo aprovado por unanimidade.
O núcleo proposto surge com a missão de elaborar, planejar, desenvolver, monitorar e avaliar projetos e ações que assegurem a acessibilidade e valorizem a diversidade linguística no município. A proposta de Adailton visa, ainda, disseminar o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) não apenas entre os profissionais, mas também entre familiares e a comunidade em geral, incentivando a formação continuada de educadores especializados em surdos.
Em pronunciamento, Adailton destacou sua inspiração para o projeto: “Eu conheci a comunidade surda através da minha amiga Tatiana, que é intérprete de Libras e líder da comunidade surda aqui em Simões Filho. Ela é uma pessoa comprometida, com mais de 25 anos de apoio à comunidade surda da cidade. Eu e o presidente da Câmara, nosso prefeito eleito Del, nos comprometemos a dar esse suporte. É doloroso ver um surdo chegar em uma instituição e não encontrar quem o entenda. Por isso, me senti na obrigação de trazer essa indicação para nossa casa.“
A criação do Núcleo de Orientação do Surdo marca um passo significativo na inclusão de pessoas com deficiência auditiva em Simões Filho, reforçando o compromisso do poder público com a valorização da diversidade e a garantia de acessibilidade em todos os âmbitos.
COMMENTS