A umidade relativa do ar chegou a ficar abaixo de 30% nas regiões Sudeste e Nordeste do país ao longo da semana e, segundo a Climatempo, a situação deve persistir nos próximos dias.
De acordo com a agência, embora as chuvas comecem a ganhar força nesta época do ano, as duas regiões podem enfrentar os períodos de baixa umidade, especialmente em dias que as massas de ar seco predominem.
A Climatempo destaca que a umidade relativa do ar recomendada varia entre 40% e 60%. A Organização Mundial da Saúde (OMS)aponta que essa faixa de umidade relativa do ar é considerada ideal para o bem-estar da população.
Os índices que variam entre 30% e 40% podem gerar desconforto, enquanto valores abaixo de 20% já são classificados como estado de alerta. Os níveis críticos, inferiores a 12%, podem causar problemas graves, como desidratação severa e complicações respiratórias.
Para esta quarta-feira (27), as regiões mais afetadas são o norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, nordeste do Piauí, centro-sul do Ceará e oeste do Rio de Janeiro, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Já entre quinta-feira (28) e sexta-feira (29), o destaque será o interior do Nordeste, onde a umidade continuará abaixo de 30%.
A Climatempo destaca que nesse período alguns cuidados são essenciais para enfrentar o tempo seco. Veja:
* Sob supervisão
O setor de máquinas e equipamentos registrou crescimento em outubro, com a receita líquida total…
Após protesto que interrompeu a sessão, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba…
Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA“A plaqueta é um componente extremamente importante na oncologia. Muitas vezes acontece uma…
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) deve votar em segundo turno, nesta…
Foto: Betto Jr. / Secom PMS O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou o falecimento…
As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação…