Projetos de três colégios da rede estadual da Bahia estão entre os seis selecionados como destaques da Região Nordeste II, na 12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A premiação nacional acontecerá entre os dias 24 e 28 de novembro, no Rio de Janeiro, reunindo os melhores trabalhos, reconhecidos por suas propostas inovadoras em áreas como reciclagem, sustentabilidade e aquecimento global, que incentivam soluções para melhorar as condições de saúde e meio ambiente no Brasil.
O projeto “Revista Caroá: tesouro da flora brasileira”, produzido por Ana Júlia Carvalho Andrade, Daniela Carvalho Andrade, Daniela Santana Santos e Mariana Ribeiro Serafim de Lima, estudantes do Colégio Estadual João Francisco da Silva, localizado em Sítio do Quinto, pertencente ao Território de Identidade de Ribeira do Pombal (NTE 17), foi destaque na categoria Produção de Texto.
Segundo Mariana, 17 anos, o projeto orientado pelo professor Mateus Matos destaca, de maneira lúdica, uma espécie nativa da Caatinga que possui grande utilidade para a comunidade, como matéria prima ou como alimento.
“A ideia de criar uma revista surgiu por conta das várias maneiras que poderíamos abordar os assuntos relacionados ao Caroá e à sua valorização, como por exemplo jogos, desenhos e cordel. É muito gratificante, para mim, como aluna, ver que a dedicação que tivemos gerou resultados. A Fiocruz está proporcionando uma oportunidade incrível aos alunos e espero aproveitar essa experiência da melhor forma possível”, afirmou.
Além de seus trabalhos serem apresentados na premiação, o estudante selecionado e o professor-orientador de cada projeto-destaque serão premiados com medalhas e placas. Eles também participarão de eventos culturais e da cerimônia de premiação no Rio de Janeiro, onde os destaques nacionais serão anunciados e homenageados.
No Território de Identidade do Litoral Sul (NTE 5), o Centro Estadual de Educação Profissional da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, localizado em Arataca, foi destaque na categoria Projeto de Ciências com o “Hidrobot – irrigador automatizado com arduino” dos estudantes Smenio da Silva Santos e Wendel de Souza Rodrigues.
O trabalho promove práticas sustentáveis e eficientes de irrigação, ajudando a conservar recursos hídricos e a melhorar a produtividade agrícola. Segundo o professor-orientador Dely da Silva Lima Neto, a ideia para a criação do Hidrobot surgiu a partir da necessidade de unir tecnologia ao contexto onde a unidade escolar está inserida.
“A proposta foi integrar a tecnologia com o ambiente agrícola, já que a escola está localizada em um assentamento rural. Ver o projeto dos meus alunos alcançar uma posição de destaque em um evento de nível nacional é gratificante. Isso representa o reconhecimento do esforço, da dedicação e da criatividade que eles investiram no projeto. Além disso, é um reflexo da importância de unir a tecnologia com o contexto em que vivemos”.
Já o Colégio Estadual Antônio Gonçalves, de Ribeirão do Largo, pertencente ao Território de Identidade do Sudoeste Baiano (NTE 20), se destacou na categoria Produção Audiovisual com o projeto “Manejo de resíduos sólidos em Ribeirão do Largo na Bahia: seus impactos para o meio ambiente e profissionais da limpeza pública e agentes de reciclagem”.
Fonte: Ascom/SEC
COMMENTS