HomeSalvador

Treinar para Empregar capacita 20 alunos em produção de turbantes

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Cerca de 20 alunos participaram da Oficina de Turbantes, promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio do programa Treinar para Empregar, na tarde da terça-feira (18). A atividade ocorreu no SAC do Empreendedor, na Baixa dos Sapateiros, e teve o intuito de melhorar o empreendedorismo na cidade, gerar renda e manter viva essa atividade cultural.

A aula, que teve duração de 4h, foi realizada pela baiana de receptivo Shirley Souza, de 49 anos, egressa de outro programa municipal, o Sou Salvador. Na ocasião, ela utilizou a própria experiência para apresentar as técnicas de confecção do adereço, que faz parte da cultura afrodescendente presente na capital baiana. “Essa iniciativa serve para as pessoas aprenderem, utilizarem e saberem o que quer dizer o turbante. É muito boa essa oficina e tem que ter mais vezes”, declarou.

A coordenadora de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Alécia Mota, afirmou que a oficina busca fazer com que os empreendedores possam iniciar ou aperfeiçoar o próprio negócio. “O que nós buscamos é fazer com que esses empreendedores aprendam sempre algo a mais, para que possam de alguma forma gerar a própria renda”, pontuou.

Para os alunos da oficina, a iniciativa tem uma grande importância para manter viva a cultura afro-baiana. O estudante de Administração do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e trabalhador de resíduos, Flávio José, de 48 anos, disse que a oficina foi bem proveitosa, inclusive por divulgar a diversidade e uma demonstração de cultura que não é muito conhecida do público.

Já a escrivã aposentada Rejane Cristina Araújo Santana, de 62 anos, achou a atividade bastante ilustrativa. “Para a nossa cultura, a oficina de turbantes é perfeita”, afirmou.