O final de semana na Bahia deve ser marcado pelas variações climáticas, principalmente entre as regiões costeiras e o interior, conforme a previsão do tempo divulgada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) nesta sexta-feira (13). Para o dia de hoje, a previsão indica que o tempo permanecerá firme na maior parte do estado. No entanto, a faixa costeira, especialmente entre o Litoral Norte e o Baixo Sul, poderá receber chuvas de fraca intensidade. Apesar dessas precipitações, os volumes acumulados não serão significativos.
Já nas regiões da Chapada Diamantina, Nordeste e Sudoeste, o céu ficará parcialmente nublado, mas o tempo segue firme, sem previsão de chuvas significativas. Nas demais regiões, o sol brilhará forte, elevando as temperaturas e deixando a umidade relativa do ar em níveis baixos, uma característica comum no interior durante esta época do ano.
No sábado (14), o cenário pouco se altera. Grande parte da Bahia continuará com tempo estável. As regiões da Chapada Diamantina, Sul, Sudoeste e Nordeste do estado terão céu variando entre parcialmente nublado e claro, com baixa possibilidade de chuva. Nas regiões costeiras, principalmente no litoral Norte, no Recôncavo e no Baixo Sul, há chances de pancadas isoladas de chuva. Para Salvador, a previsão indica temperaturas mais amenas, variando entre mínimas de 22°C pela manhã e máximas de 28°C à tarde.
O domingo (15) trará algumas mudanças, principalmente nas áreas litorâneas. A cobertura de nuvens será maior e as chuvas poderão ocorrer de forma mais presente no Recôncavo e no Baixo Sul. Essas regiões devem receber pancadas de chuva ao longo do dia, intercaladas com períodos de sol. Nas demais áreas do estado, o tempo seguirá firme, com céu limpo e poucas nuvens. A amplitude térmica será mais acentuada, ou seja, as temperaturas mínimas e máximas variarão consideravelmente entre a manhã e a tarde. A umidade relativa do ar permanecerá baixa, principalmente no interior. Em Salvador, a máxima não deve ultrapassar os 28°C no período da tarde, com possibilidade de chuvas ocasionais.
Para saber mais detalhes sobre a previsão do tempo no restante do estado, acesse o site do Inema.
Balneabilidade
O Inema também divulgou nesta sexta-feira o Boletim de Balneabilidade que avalia a qualidade das águas das praias de Salvador e do litoral do estado, classificando-as como próprias ou impróprias para o banho. O levantamento é realizado com base na análise da presença da bactéria Escherichia coli (E. coli), que serve como indicador microbiológico de contaminação fecal conforme os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através da Resolução nº 274.
Além dos fatores determinados pelo Conama, as praias também podem ser classificadas como impróprias em casos de circunstâncias adversas, como derramamento de óleo, extravasamento de esgoto ou surtos de doenças transmitidas pela água. O banho de mar em praias impróprias pode acarretar riscos à saúde, especialmente em períodos de chuva, quando há maior arraste de detritos e resíduos pelas galerias pluviais. Confira abaixo a relação de praias impróprias para o banho em Salvador neste final de semana.
Praias Impróprias em Salvador
• São Tomé de Paripe: Em frente à Casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia.
• Penha: Em frente à Barraca do Valença.
• Bogari: Em frente ao Colégio da PM (antigo Colégio João Florêncio Gomes).
• Bonfim: Ao lado da quadra de esportes, em frente à rampa de acesso à praia.
• Pedra Furada: Atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira de acesso à praia.
• Roma: Rua Prof. Roberto Correia, próximo ao fundo do Hospital São Jorge.
• Canta Galo: Atrás das antigas instalações da FIB, junto à rede coletora de esgotos do Bahia Azul.
• Marina Contorno: Na Av. Contorno, entre a Marina e o Restaurante do Amado.
• Porto da Barra: Av. Sete de Setembro, em frente à Rua César Zama, junto à escada de acesso à praia.
• Farol da Barra: Em frente às escadas de acesso à praia, na Rua Dias d’Ávila.
• Santa Maria: Em frente ao Mar Azul Hotel, próximo ao Hospital Espanhol.
• Rio Vermelho: Em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão. Próximo à escada de acesso à praia. Ao lado da Rua Morro da Paciência.
• Rio Vermelho: Próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana.
• Buracão: Em frente às escadarias de acesso à praia.
• Amaralina: No fundo da Escola Cupertino de Lacerda, próximo ao painel de Bel Borba.
• Boca do Rio: Em frente ao posto Salva Vidas.
• Corsário: Em frente ao posto Salva Vidas.
• Patamares: Em frente ao posto Salva Vidas, próximo ao Coliseu do Forró e Caranguejo de Sergipe.
• Itapuã: Em frente à Sereia de Itapuã.
Para acompanhar as condições das praias no restante do estado, acesse o site do Inema ou baixe o aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para Android e iOS, que permite aos banhistas verificarem, em tempo real, as informações sobre a qualidade da água.
Fonte: Ascom/Sema
Um corpo foi encontrado boiando na represa de Furnas, na cidade de Alfenas (MG), na…
Extração das informações foi feita por meio de um software de última geração; outros bens…
Poluição responsável pelo aquecimento global atingirá o nível mais alto de todos os tempos, frustrando…
Imagens que circularam nas redes sociais mostravam o nome de Marília em uma decoração que…
Separar resíduos, evitar uso de materiais descartáveis, reciclar. Esses são passos considerados essenciais para frear…
Durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governadores, no Palácio do…