O cenário favorável ao desenvolvimento do turismo foi um dos temas do Summit de Negócios Made in Bahia, encerrado na noite de quinta-feira (31), no Armazém Convention, em Lauro de Freitas, na zona turística Costa dos Coqueiros. Em dois dias de atividades, o evento reuniu cerca de mil empresários baianos, em busca de oportunidades nas áreas do comércio e serviços. A iniciativa foi promovida pelo Grupo Business Bahia e teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
No painel “A força da Bahia como destino turístico nacional e internacional”, a titular da Setur-BA, em exercício, Giulliana Brito, apresentou o panorama e as perspectivas do setor no estado. “Vivemos um momento virtuoso no turismo, comprovado por indicadores de desempenho significativos, e o Summit nos deu a oportunidade de apresentar as potencialidades da Bahia para atrair novos investimentos”, ressaltou.
A secretaria mostrou que Bahia lidera o movimento em atividades turísticas no Brasil, com crescimento contínuo acima da média nacional. O estado é o destino mais desejado por brasileiros e recebe quase 50% dos estrangeiros que procuram o Nordeste, concentrando 1,6 bilhão de dólares em investimentos privados.
“Agradeço ao Governo do Estado pela parceria e por estar construindo um turismo melhor. Precisamos fomentar negócios e mostrar o que a Bahia tem a oferecer, pois temos empresários que são potenciais consumidores de produtos turísticos e podem gerar oportunidades”, pontuou o organizador do evento, Carlos Falcão.
Durante o Summit, a Setur-BA divulgou os atrativos das 13 zonas turísticas baianas e alguns dos seus produtos, como chocolate, café, queijo, cachaça e vinho. Um dos destaques foi a Fazenda Licurizal, em Santanópolis, nos Caminhos do Sertão, com duas premiações no Mundial do Queijo de Tours (2023), realizado na França. “Somos o único laticínio baiano premiado fora do Brasil. Já estamos abertos à visitação de turistas, mas queremos ampliar o projeto”, disse o produtor João Campos.
“Achei interessante a iniciativa de trazer o turismo associado a produtos. A gente tem que valorizar e divulgar o que temos na Bahia, que é muito rica e oferece experiências únicas, como a Estrada do Chocolate”, completou o engenheiro de Minas e Petróleo, Vinícius Moura, potencial empreendedor.
Turismo impulsiona geração de empregos
No turismo, esses dados se relacionam com o crescimento no volume de atividades turísticas, que alcançou 8,2% entre janeiro e agosto de 2024, mantendo o crescimento baiano acima da média nacional desde 2023, de acordo com o IBGE.
O crescimento nas atividades atendeu a um número de 94.703 turistas estrangeiros que chegaram pela Bahia – maior número de turistas internacionais que chegaram por estados do nordeste entre janeiro e setembro de 2024. Segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o setor representa 8% do PIB nacional e interage com outros indicadores, como a receita nacional e a geração de emprego e renda.
A Bahia apresentou a segunda maior receita com o turismo no Brasil, à frente do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Na geração de empregos formais, o saldo também foi positivo. Conforme divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), de janeiro de 2021 a agosto 2024, cerca de 33 mil empregos foram contabilizados.
Fonte: Ascom/Setur-BA
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