Categories: Últimas Notícias

Sesab sedia encontro do Proadi-SUS para discutir apoio à implementação do Política Nacional de Cuidados Paliativos

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) sediou, na terça-feira (22), um encontro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com vistas a discutir o apoio da gestão estadual ao projeto de implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), no âmbito do SUS.

Segundo a coordenadora Núcleo de Cuidados Paliativos da Sesab, Karoline Apolônia, a Bahia é um dos estados que se posicionou favorável a receber o projeto, que consiste em uma articulação entre o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“Há uma articulação política entre Estado e município, então isso tem sido bastante interessante e rico. Entrou Samu, UPA, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e três grandes hospitais vinculados ao Estado, HGE, ICON e o Cican”, destacou a coordenadora, explicando que a iniciativa, que envolverá dez serviços de saúde, iniciará um treinamento e planejamento de ação para criar instrumentos que facilitem a implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos.

Fotos: Jamile Amine- Ascom/Sesab

“A Bahia é um estado diferente dos outros do país. Como a gente foi o pioneiro na gestão pública centralizada, eu acredito que essa é uma oportunidade que vai além do próprio projeto. Então, a gente vai conseguir pegar esse projeto e tentar multiplicar ele já em rede, de uma forma mais facilitada, porque a gente já consegue fazer dessa forma por conta da articulação e por conta desse interesse que o Estado da Bahia tem em reduzir o sofrimento humano, até muito antes de outros estados brasileiros”, avaliou Karoline Apolônia.

Consultora responsável pelo projeto na macrorregião da Bahia, a médica Manuele Alencar salientou que o projeto não consiste na política em si, mas que se trata de “um instrumento pelo qual o Ministério da Saúde está buscando a implementação, de fato, da política em todo território nacional”.

Segundo a médica, o evento de terça-feira (22) marca o início da articulação, com vistas a levar informações aos profissionais envolvidos na iniciativa. “Esse é um momento muito importante, porque é o momento da gente embarcar as pessoas nesse projeto, a gente explicar o que é ele, qual é o objetivo, e mostrar a importância da participação das pessoas”, pontuou Alencar, lembrando que os participantes do encontro serão as pessoas encarregadas de executar o projeto no Estado.

“Eles vão ser referências nos serviços, vão ser as pessoas que vão ser procuradas para tirar dúvidas sobre o projeto. Então, são a nossa presença de fato como projeto nos serviços. Nós, como consultores, não vamos conseguir estar em todos os serviços, então esse momento é muito para que as pessoas se reconheçam nesse lugar e de fato estabelecer essas parcerias”, explicou.

Fonte: Ascom/Sesab

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Orçamento de 2025 é aprovado pela Câmara de Simões Filho, garantindo recursos para novos projetos

A Câmara de Simões Filho aprovou nesta terça-feira (05), em segunda e última discussão, o…

4 horas ago

Prefeitura de Simões Filho impulsiona melhorias no Engenho Novo com novas pavimentações

A Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), continua investindo em melhorias…

4 horas ago

Taxa de juros elevada segura consumidores em inadimplência, diz CNC

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional…

4 horas ago

Alckmin alerta para vídeo falso com sua imagem nas redes sociais

Um vídeo falso com uma imagem manipulada do vice-presidente Geraldo Alckmin está circulando em aplicativos…

5 horas ago

BNDES lança serviço que agiliza crédito a micro e pequenas empresas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira (5) o lançamento…

6 horas ago

Instrutor de paraquedismo morre após salto de speed fly no Rio de Janeiro

Acidente aconteceu na Pedra Bonita, em São Gonçalo; segundo informações, equipamento não inflou corretamente Reprodução/X/@baudorio…

6 horas ago