O volume de serviços cresceu 1% em setembro deste ano, na comparação com agosto. A alta veio depois de uma queda de 0,3% registrada em agosto. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os serviços também avançaram 4% na comparação com setembro do ano passado, 2,9% no acumulado do ano e 2,3% no acumulado de 12 meses. A receita nominal do setor apresentou crescimentos de 1,1% em relação a agosto deste ano, 8,4% na comparação com setembro de 2023, 7,6% no acumulado do ano e 7,1% no acumulado de 12 meses.
Quatro das cinco atividades pesquisadas tiveram alta: serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%); informação e comunicação (1,0%); transportes (0,7%) e serviços prestados às famílias (0,4%). A atividade outros serviços foi a única com queda (-0,3%).
O índice de atividades turísticas subiu 0,5% ante agosto e agora está 8,1% acima do patamar de fevereiro de 2020 (pré-pandemia de covid-19) e apenas 0,2% abaixo do ponto mais alto da série (fevereiro de 2014).
Em votação única e simbólica, na qual não houve voto nominal, mas sete votos contrários…
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS Yasmin Bispo Santana, de 13 anos, fará sua primeira viagem de…
Maju – Foto: Wuiga Rubini/GOVBACom uma abordagem voltada para as mitigações dos eventos climáticos, a estudante…
Um em cada três professores de escolas públicas não tem a formação adequada para a disciplina…
O Brasil teve, em 2022, o maior aumento dos investimentos em educação pública pelo menos…
Uma frente fria vinda do Sul do Brasil causará chuva em todo o estado de…