HomeSalvador

Sempre abre inscrições para Seminário do Esporte para Surdos

Foto: Betto Jr./Secom PMS

Com intuito de sensibilização, instrução e capacitação das práticas relacionadas ao surdo inserido nos esportes, a Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), promoverá o Seminário do Esporte para Surdos. Aberto ao público, o evento terá acessibilidade em Libras e audiodescrição e será realizado no próximo dia 18, das 8h às 12h, no auditório da Sempre, na rua Miguel Calmon, 28, 4º andar, Comércio. As inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/PYKnRc4jz423kiV19 .

O encontro foi idealizado por Lucas Jambeiro, paratleta beneficiado pelo programa municipal Bolsa Atleta e estagiário da Sempre através do programa Jovem Aprendiz. Além da experiência inclusiva do jovem no voleibol, a programação do evento contará com especialistas e autoridades no assunto.

A diretora da DPCD, Daiane Pina, explicou que o relato de Lucas será um momento importante na abertura da programação. “Ele é um homem surdo que é jogador de vôlei, que viaja, compete e ganha títulos. Ele quer que as pessoas saibam a importância do esporte para os surdos”, disse.

A mesa será composta de paratletas surdos e convidados da sociedade civil. “Esperamos familiares e outras pessoas ouvintes que queiram saber mais sobre nossas políticas inclusivas. Existem sim atletas surdos, cegos e com outras deficiências que competem, são ranqueados, têm troféus, medalhas e prêmios. O apoio é fundamental e a gente está aqui para fomentar o esporte inclusivo. O esporte é para todos e é isso que queremos disseminar no seminário”, frisou.

De acordo com o diretor-geral de Esportes e Lazer da Sempre, Felipe Lucas, o evento será um momento de escuta e trocas de experiências. “Esporte e inclusão caminham juntos. Com adaptação todos podem praticar o esporte. Nós entendemos que é possível e, por isso, temos trabalhado diariamente para ofertar as modalidades esportivas e fomentar talentos. O mais importante é estimular as habilidades desses atletas e quebrar as barreiras do preconceito para incluir cada vez mais”, reforçou.

Central de Libras – Um dos destaques das políticas públicas de inclusão em Salvador é criação da Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (Cacs), que visa promover um avanço na inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e visual, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e potencialidades desse público na cidade, além de realizar capacitações e garantir atendimentos em audiodescrição e Libras nos serviços públicos municipais. Neste mês de junho, a Cacs formou mais uma turma de Libras, composta por agentes da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar). 

A Cacs fica localizada na Rua Torquato Bahia, no Edifício Americano Portugal, no Comércio, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para entrar em contato com um intérprete de Libras, basta acionar os telefones (71) 99210-5814, 99694-1101, 99605-1101, 99970-1101 e 99997-1101. Já quem necessitar de serviços para pessoas com deficiência audiovisual pode contatar a central através dos números (71) 99910-1101 e 99722-1101. 

COMMENTS