A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Fundação Aleixo Belov (FAB) assinam, na próxima quarta-feira (24), às 19h, na sede do Museu do Mar, em Salvador, um acordo de cooperação técnica que promete trazer avanços para o estudo e a divulgação do potencial econômico do mar na Bahia. Este acordo tem como principais objetivos a publicação do livro da Série Estudos e Pesquisas, intitulado “Potenciais da Economia do Mar”, e a criação do Atlas do Mar da Capital da Amazônia Azul. O evento é dirigido à imprensa, especialistas, gestores públicos e empresas privadas convidadas.
A Série Estudos e Pesquisas (SEP) é uma publicação seriada da SEI que apresenta pesquisas e trabalhos desenvolvidos por especialistas convidados. A nova edição, dedicada à economia do mar, irá explorar as oportunidades e desafios deste setor estratégico para o desenvolvimento sustentável da Bahia. A cooperação com a Fundação Aleixo Belov, instituição renomada pelo seu compromisso com a pesquisa e a preservação do patrimônio marítimo, reforça a qualidade do conteúdo.
O destaque deste acordo é a criação do Atlas do Mar da Capital da Amazônia Azul, um projeto inédito que visa mapear e documentar de forma abrangente os recursos marítimos do estado, começando pela Baía de Todos os Santos. Este atlas será uma ferramenta essencial para gestores públicos, pesquisadores e investidores, oferecendo informações detalhadas sobre as características geográficas, econômicas e ambientais da área marítima da Bahia.
A expectativa é que a edição da Série Estudos e Pesquisas (SEP) sobre a economia do mar seja lançada no próximo semestre, enquanto os estudos para o Atlas da Economia do Mar devem ser concluídos nos próximos dois anos.
Durante a cerimônia de assinatura, representantes da SEI e da FAB irão detalhar a parceria e as contribuições para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do setor marítimo. “Este acordo é um marco para a Bahia, pois alia conhecimento técnico e científico em prol do nosso maior patrimônio natural: o mar”, afirmou o diretor-geral da SEI e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, José Acácio Ferreira.
Para a Fundação Aleixo Belov, a assinatura do termo de cooperação é um importante passo para o fomento de pesquisas científicas. “Estudos como esses são importantes para explorarmos, cada vez mais, as potencialidades que o mar pode nos oferecer, contribuindo para o desenvolvimento da economia. A Baia de Todos os Santos é uma potência, por exemplo, que deve ser estudada cientificamente para ser disseminada e desenvolver todos os setores que podem gerar emprego e renda. E conectar parceiros neste sentido é uma das missões da Fundação Aleixo Belov”, declara a gestora da entidade, a oceanógrafa Larissa Nabuco.
Para o articulador da parceria, Eduardo Athayde, diretor do WWI no Brasil e membro da Comissão de Economia do Mar da Associação Comercial da Bahia (ACB), a criação de um atlas servirá “como base para construção de políticas públicas, e para orientar gestores públicos e privados, criando rotas para preservação de áreas e estímulos a investimentos sustentáveis no mar, contribuindo para a elaboração do Planejamento Espacial Marinho (PEM), coordenado pela Marinha do Brasil”.
A SEI já publicou anteriormente (2020) a revista Bahia Análise & Dados (BA&D) com o tema Economia do Mar, disponível para download gratuito no site da instituição: https://sei.ba.gov.br/images/publicacoes/download/aed/economia_mar.pdf
Fonte: Ascom/SEI
Um homem tentou sequestrar um menino de três anos em SP, mas foi impedido por…
Morte foi causada por complicações decorrentes de insuficiência renal Divulgação Juan Arias Martínez teve a…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…
A cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, comemorou, neste sábado (23), a inauguração da…