Categories: Bahia

Secti e Sebrae fomentam ecossistemas de inovação no interior da Bahia

Estimular a inovação no interior da Bahia e fortalecer o empreendedorismo são prioridades para o Governo do Estado. Com esse objetivo, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), fez um investimento de R$ 4,5 milhões para realizar um mapeamento do ecossistema de inovação e fortalecimento do ambiente de negócios. Os municípios envolvidos são Ilhéus, Camaçari, Entre Rios, Alagoinhas, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, abrangendo setores como Tecnologias da Informação (TIC), Energias Renováveis, Smart Cities e Agronegócio.

A iniciativa já completou quatro das sete etapas, envolvendo 216 atores, entre empresas, instituições de ciência e tecnologia, governo e sociedade civil. O objetivo é mapear e qualificar as localidades, aumentando em 25% a maturidade dos ecossistemas de inovação. Ao final, cada município terá um Plano de Intervenção que orientará ações estratégicas para consolidar o ecossistema com foco em ambientes de inovação, programas, ICTs, políticas públicas, capital e governança.

Foto: Divulgação/Ascom Sebrae

Até o momento, 15 eventos foram realizados, incluindo workshops e oficinas de capacitação, com foco na integração dos participantes e no planejamento de intervenções estratégicas. A cidade de Entre Rios iniciará suas atividades em outubro. A expectativa é que o projeto contribua para a criação de ambientes propícios ao desenvolvimento de empresas, com a adesão de 100 micro e pequenas empresas e 30 instituições de ciência e tecnologia.

O secretário da Secti, André Joazeiro, reforça o compromisso de levar para o interior projetos que fortaleçam o ecossistema de inovação. “Essa parceria entre a Secti e o Sebrae pretende interiorizar as ações de empreendedorismo e fortalecer os potenciais regionais do estado. Estamos focados em criar um ambiente propício para que as cidades possam desenvolver suas vocações. Esse mapeamento e as intervenções planejadas vão garantir que as empresas do interior tenham acesso a recursos, conhecimento e suporte para crescer de forma competitiva, gerando mais empregos e oportunidades para a população”.

Foto: Divulgação/Ascom Sebrae

Analista gestor de projetos do Sebrae, Mauricio Fernandez destaca a importância desse momento para o campo da inovação na Bahia. “Queremos dar o direcionamento necessário para o desenvolvimento estruturado da inovação nos municípios alvo. Provocar a criação de uma rede conectada de atores em torno desse planejamento tem muito potencial de transformação para alavancar as vocações dos municípios baianos através da inovação. Afinal, promover inovação é aumentar a produtividade, é diminuir custos, além de garantir competitividade para os negócios baianos para também oferecer melhores empregos para a população e reter talentos”, projeta.

Fonte: Ascom/Secti

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Alckmin alerta para vídeo falso com sua imagem nas redes sociais

Um vídeo falso com uma imagem manipulada do vice-presidente Geraldo Alckmin está circulando em aplicativos…

2 horas ago

BNDES lança serviço que agiliza crédito a micro e pequenas empresas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira (5) o lançamento…

3 horas ago

Instrutor de paraquedismo morre após salto de speed fly no Rio de Janeiro

Acidente aconteceu na Pedra Bonita, em São Gonçalo; segundo informações, equipamento não inflou corretamente Reprodução/X/@baudorio…

3 horas ago

Semop divulga resultado dos recursos no processo de cadastramento de ambulantes para festas populares – Secretaria de Comunicação

Foto: Otávio Santos/ Secom PMS A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de…

4 horas ago

Escritor beninense escolhe Salvador para lançar livro sobre valorização da herança africana – Secretaria de Comunicação

Foto: Divulgação Como parte das ações do Festival Salvador Capital Afro 2024, evento articulado para…

4 horas ago

Brasil participa de estudo internacional sobre educação infantil

O Brasil participa, pela primeira vez, do International Early Learning and Child Well-Being Study (IELS),…

6 horas ago