HomeBahia

Secti e Parque Tecnológico assinam contrato com empresa alemã de saneamento básico

Estimular o desenvolvimento de novas tecnologias de saneamento na Bahia. É com esse objetivo em pauta que, nesta terça-feira (9), o Parque Tecnológico da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), assinou um contrato com a empresa alemã 3P Technik. A parceria visa desenvolver pesquisas para propor soluções de infraestrutura sanitária para comunidades desconectadas das redes públicas de saneamento básico. A cerimônia contou com a presença do secretário da pasta, André Joazeiro, do sócio-diretor da 3P, Vitor Simões, e do diretor-executivo da Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (AEPTECBA), Rafael Guedes.

Para o secretário André Joazeiro, a sinergia com a empresa alemã irá trazer qualidade de vida para as áreas remotas do estado. “A 3P Technik está trazendo parceiros de fora do Brasil para desenvolvimento de inovações para o saneamento de redes desconectadas, como a nossa zona rural. Isso vai gerar uma série de novas tecnologias, cada vez mais baratas, com custos mais acessíveis para nossa população. O foco é melhorar a qualidade de vida das zonas remotas onde as redes de saneamento não chegam. Essa parceria tem um valor tecnológico grande, mas também um valor social imenso, já que estamos buscando melhorar as condições básicas de vida das pessoas que estão no campo”, afirma.

Foto: Gabriel Pinheiro/Secti

Um dos projetos da 3P Technik, que irá montar um Hub junto com outras empresas internacionais no Parque, é o Sani Solar, que oferece banheiros para áreas desconectadas da rede sanitária. “Nós pretendemos que essa tecnologia chegue na vertente social e na área rural, alcançando cidadãos que não têm saneamento básico. Queremos escalar essa tecnologia e desejamos que essa inovação chegue a todas as pessoas que hoje não têm rede de saneamento, porque ela funciona de forma muito eficiente aqui no Nordeste. Gostaria muito de ver o Sani Solar aplicado na solução dos problemas que essas pessoas têm na linha do saneamento básico”, projeta o sócio diretor da 3P Technik, Vitor Simões.

Já o diretor-executivo da AEPTECBA, associação gestora do Parque Tecnológico da Bahia, Rafael Guedes, ressalta que o empreendimento irá movimentar o setor de inovação do estado. “A chegada da 3P Technik no Tecnocentro fortalece o ecossistema de inovação da Bahia e contribui para o conjunto de ações de uma Bahia Mais Inovadora”. O ato também teve a participação do diretor Administrativo, do consultor Técnico e Comercial e do gestor de Negócios e Operações da 3P Technik, Wendel Barreto, João Garcez e Bruno Lima, e do diretor Administrativo Financeiro da AEPTECBA, Marcos Costa.

Fonte: Ascom/Secti

Fonte: Clique aqui