A Secretaria da Educação do Estado (SEC), através da SEC Itinerante, continua provendo atendimentos e dando suporte aos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), incluindo algumas unidades escolares da rede estadual inseridas nos roteiros. A iniciativa, organizada pela Coordenação de Articulação com os Núcleos Territoriais (Conte), visa desempenhar um processo de escuta para garantir que as políticas públicas educacionais sejam efetivamente implementadas em toda a rede estadual de ensino.
Nesta sexta-feira (6), foi a vez do NTE 18 ser beneficiado com a SEC Itinerante. Além da sede do núcleo, que fica em Alagoinhas, a equipe visitou o Colégio Estadual do Campo Leôncio Pereira dos Santos; a Escola Estadual dos Rodoviários; e o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Litoral Norte e Agreste Baiano, em Alagoinhas. Na mesma semana, o projeto passou pelos núcleos de Barreiras (NTE 11), Santa Maria da Vitória (NTE 23), Bom Jesus da Lapa (NTE 2), Ribeira do Pombal (NTE 17) e Paulo Afonso (NTE 24).
A equipe técnica da sede da SEC, composta por representantes de diferentes setores e superintendências, viaja em uma espécie de caravana dividida em dois roteiros. Durante o atendimento, eles dão suporte, esclarecem dúvidas e atualizam as pessoas com informações sobre diferentes assuntos, a exemplo das áreas pedagógicas e administrativas e, também, sobre a execução de projetos, programas, sistemas e ações ligadas à Educação.
A pedagoga Valéria Saraiva, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), falou do trabalho realizado pela SEC Itinerante. “Nos encontros, fazemos uma reunião de alimento com o NTE, apoiamos as necessidades do núcleo de acordo com a sua realidade, fazemos uma escuta das experiências exitosas para socializar com outras escolas e, também, ouvimos as necessidades e levamos as demandas para a SEC para que sejam resolvidas”, explicou.
Na próxima semana, de 9 a 13, a ação acontecerá nos seguintes núcleos: Irecê (NTE 1), Seabra (NTE 3), Macaúbas (NTE 12), Caetité (NTE 13), Amargosa (NTE 09), Santo Antônio de Jesus (NTE 21) e Valença (NTE 6).
Fonte: Ascom/SEC
COMMENTS