Salvador terá uma programação especial para baianos e turistas celebrarem a festa junina, como manda a tradição, na capital. O Centro Histórico será o palco da programação que vai iniciar neste sábado (1º), com o Louvor a Santo Antônio, e segue até o dia 25 de junho. Este é o terceiro ano consecutivo que capital baiana realiza uma festa tão vasta para enaltecer a cultura nordestina.
A festa junina na região tem apoio institucional da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e busca valorizar o local respeitando o patrimônio, gerando trabalho, renda e oportunidades para comerciantes e moradores, além de fomentar o empreendedorismo. A realização é da Sole Produções, em correalização com a Associação Centro Histórico Empreendedor (Ache), e apoio da Amvox.
A programação terá dois circuitos oficiais, sendo um deles o Prá Lá de Bão, que é inteiramente gratuito. Já o Pra Ficá Mió é realizado pelos bares, restaurantes e lanchonetes que fazem parte da Rota Sabores do Interior.
Os shows de forró pé de serra que vão tornar o clima junino começarão no dia 9, no Coreto Musical Santo Antônio, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Depois tomam conta do Largo do Cruzeiro do São Francisco, a partir do dia 10, onde estará montada a Estação de Forró São João. A partir do dia 13, a programação musical inicia no Coreto Dona Flor, no Largo do Pelourinho. Ao todo serão 15 shows com artistas da terra promovendo o melhor arrasta-pé.
Apresentações – O São João do Centro Histórico terá atrações para que todos os públicos possam desfrutar do período da forma mais autêntica possível. Para que crianças e adultos possam brincar com jogos tradicionais da festa, por exemplo, serão montadas barracas para o público no Terreiro de Jesus.
O ator Vitório Emanuel, representando o eterno rei do forró Gonzagão, vai circular pelos circuitos fazendo aparições surpresa, cantando acompanhado de um sanfoneiro. E as quadrilhas juninas também vão marcar presença na festa e tomando conta da Praça da Cruz Caída nos dias 22, 23 e 24.
O cantor e compositor Gerônimo Santana fará um show especial e gratuito intitulado “Gerônimo o herói do sertão e a saga do forró”, no dia 25 de junho, na Escadaria do Passo, com participação de Gonzagão (Vitório) encerrando a programação junina de 2024.
Gastronomia junina – No Circuito Pra Ficá Mió será realizada a Rota Gastronômica Sabores do Interior, com a participação de 49 bares, restaurantes e lanchonetes do Centro Histórico que criaram menus especiais temáticos e com preços também especiais para oferecer aos visitantes. Até o dia 25, quem participar da maior festa junina de Salvador vai poder escolher onde comer comida boa com preço mínimo de R$22 e máximo de R$89,90.
Os estabelecimentos, localizados desde a Praça Municipal até o Largo do Santo Antônio Além do Carmo, passando pelo Mercado de São Miguel na Baixa dos Sapateiros, criaram pratos, sobremesas e drinks especiais para o mês. Este ano a Rota tem como fonte de inspiração as comidas afetivas que nos lembram momentos ligados à família e à maior festa da Bahia.
Será possível apreciar pratos como godó, que é um prato típico da Chapada Diamantina, amendoinzada premiada, carne de jaca com cuscuz, guisado e sarapatel de carneiro, moqueca de carne seca, bolo maçã do amor com sorvete de coco e outras diversas iguarias. A programação pode ser conferida na página do São João do Centro Histórico no Instagram (@saojoaodocentrohistorico).
Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS
Também, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden),…
A Polícia Federal prendeu três brasileiros procurados pela Interpol, na noite desta sexta-feira (22), no…
Tradicional evento na Praia de Copacabana, zona sul da cidade, contará ao todo com 13…
Marco Aurélio Acosta caminhava sem camisa por uma rua na zona sul de São Paulo…
Um homem, de 25 anos, foi preso em flagrante após matar cinco cachorros em Limeira,…
Um homem foi preso preventivamente após divulgar um vídeo nas redes sociais em que aparece…