Categories: Bahia

Salvador sedia seminário sobre Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência

Debater e aprimorar a proposta de implementação do Sistema Nacional Unificado da Deficiência (Sisnadef) na Bahia, a partir da ‘Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência’, é o objetivo do seminário que reunirá gestores públicos, especialistas e movimentos sociais de luta por direitos em Salvador. O encontro acontece no dia 03 de julho, a partir das 8h30, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

O evento é uma realização da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e  Sesab, com apoio do Banco Mundial. A programação inclui debates sobre legislação e garantias fundamentais das pessoas com deficiência, políticas públicas destinadas a este grupo prioritário, bem como palestras que apresentam panoramas estatísticos e discussões sobre os contextos e desafios da pauta. 

Avaliação Biopsicossocial

A Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência é uma das ações estruturantes do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite, lançado pelo governo federal em novembro de 2023. O Governo da Bahia aderiu ao programa em abril deste ano, durante a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Por definição, a avaliação biopsicossocial tem como objetivo verificar e avaliar os direitos de pessoas com deficiência, de forma a identificar, individualmente, de que modo ela desabilita ou prejudica a autonomia plena na vida cotidiana e profissional”, explica o Governo Federal. 

Biopsicossocial é um conceito que une três grandes esferas da vida humana. Enquanto ‘bio’ se refere ao aspecto biológico da existência, portanto às condições fisiológicas e à saúde física; ‘psico’, faz alusão às particularidades psicológicas, ou seja, às emoções, sentimentos e apreensões de alguém sobre o mundo e os outros ao seu redor; e ‘social’ vem nesta compreensão para indicar as conexões do indivíduo com a sociedade, com o seu cotidiano e marcadores sociais, as instituições, enfim, trata das vivências do cidadão e da cidadã no espaço público, a partir do contexto histórico, social, político, econômico e cultural que o cerca.

Manhã

A abertura oficial está marcada para às 8h30, com a presença de autoridades estaduais e nacionais. Em seguida, uma série de palestras e discussões iniciará com uma contextualização da iniciativa. Às 10h10, será discutida a ‘Política Nacional de Cuidados’, seu marco conceitual e o ‘Plano Nacional de Cuidados’, seguido pelo planejamento das reuniões técnicas para a implementação-piloto no estado da Bahia e o papel do Banco Mundial nesse processo.

O cronograma de reuniões técnicas, que ocorrerão até o dia 05/06, na Faculdade Santa Casa, será detalhado, antecedendo os informes sobre as atividades vespertinas. o turno da manhã se encerra com um diálogo sobre a capacidade institucional do Estado da Bahia e a apresentação dos dados sociodemográficos da população com deficiência, além de um panorama da rede estadual de atenção à saúde, assistência social e educação.

Tarde

Após o intervalo para almoço, as atividades recomeçam às 14h, com uma discussão sobre as políticas públicas para a pessoa com deficiência e a avaliação biopsicossocial, bem como a Política Nacional de Cuidados e seu impacto na vida das pessoas com deficiência.

O evento contará ainda com dois debates, às 15h45 e às 16h, proporcionando uma plataforma para que pessoas com deficiência, representantes de entidades e a sociedade civil discutam as temáticas e políticas públicas pertinentes à deficiência no estado da Bahia.

Inscrições 

A inscrição para o Seminário deve ser feita através de preenchimento de formulário

SERVIÇO:

O QUE – Seminário ‘Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência’

ONDE – Auditório da Sesab, Centro Administrativo da Bahia – CAB

QUANDO – 03/07/2024, às 8h30

Fonte: Ascom/SJDH

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Amargosa abre processo número 1 no SEI

O prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, realizou nesta terça (12.11) a abertura do processo número…

2 horas ago

Alesp aprova projeto que proíbe uso celular nas escolas

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (12) projeto de lei…

3 horas ago

Defesa e Fazenda fecharão proposta de corte de gastos nesta quarta

A inclusão do Ministério da Defesa no pacote de corte de gastos será definida nesta…

4 horas ago

BC leiloará US$ 4 bi de reservas internacionais para segurar dólar

Pela primeira vez em quase três meses, o Banco Central (BC) intervirá no câmbio para…

5 horas ago

Simm oferece 137 vagas para esta quarta-feira (13) – Secretaria de Comunicação

O Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 137 vagas de emprego e…

6 horas ago

Delegação baiana já se encontra em João Pessoa para disputar provas dos Jogos da Juventude

“Acredito que os Jogos da Juventude serão uma lembrança inesquecível na minha vida como atleta…

6 horas ago