A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A abertura da mobilização acontece na Associação Cultural do bloco afro Malê Debalê, no Alto do Abaeté, em Itapuã, às 9h. A meta da campanha é vacinar 261 mil animais até o dia 6 de setembro.
O imunizante estará disponível em mais de 100 unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Outras estratégias foram programadas tais como as duplas volantes de Agentes de Saúde que irão circular nos bairros, postos itinerantes e vacinação aos finais de semanas (em shoppings e bairros estratégicos).
A programação será divulgada para que os cidadãos tenham conhecimento onde poderão levar os animais. A lista completa dos postos de saúde pode ser consultada no Fala Salvador, no número 156 ou pelo telefone do CCZ, no (71) 3202-0984, onde será possível também tirar dúvidas.
“A forma mais efetiva para que continuemos a não ter raiva humana em Salvador é imunizando os animais da cidade. Essa zoonose possui quase 100% de letalidade. É importante que todos os tutores compareçam aos postos e imunizem seus cães e gatos” explica Danielle Dantas, chefe do Setor de Vigilância e Controle da Raiva Animal e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).
Para ter acesso à dose, não é necessário apresentar documentação, basta o animal ter idade igual ou superior a três meses de idade e estar saudável. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.
Texto: Ascom/SMS
Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Civil apuram as causas do acidente; vítima foi…
Cerca de 2 mil estudantes da rede estadual de 50 escolas do Núcleo Territorial de…
A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab), por meio do Telessaúde da Diretoria de…
A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (13)…
A Câmara Municipal de Simões Filho recebeu o Selo Ouro em transparência pelo Tribunal de…
Linhas de crédito voltadas para pequenos e médios empreendedores das periferias e a formação de…