Sete candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte participam, na noite desta quinta-feira (8), do primeiro debate entre postulantes ao cargo, realizado pela Rede Bandeirantes. Mauro Tramonte (Republicanos), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT), Carlos Viana (Podemos), Bruno Engler (PL), Fuad Noman (PSD) e Gabriel Azevedo (MDB) estarão frente a frente a partir das 22h30 (horário de Brasília).
De acordo com o Índice CNN, agregador de pesquisas desenvolvido pelo Ipespe Analítica, Tramonte tem 24% das intenções de voto, ante 13% de Bruno Engler. Salabert surge com 11%, e Noman, 9%; Viana marca 8%; Correia, 6%; e Azevedo, 3%.
O encontro entre os candidatos a prefeito da capital mineira será dividido em três blocos, cada qual com suas regras e dinâmicas. Veja abaixo como será organizada a divisão:
Cada candidato tem um minuto e trinta segundos para responder a uma pergunta escolhida pela produção da Bandeirantes. Em seguida, também em ordem definida por sorteio com os partidos, ocorre a primeira rodada de confronto direto entre todos os candidatos. O postulante escolhe quem vai responder a sua questão e tem um minuto para a pergunta. Logo após a resposta, ele terá mais um minuto para a réplica. O tempo de resposta e de tréplica será de quatro minutos no total e deve ser administrado pelo próprio candidato, com pelos menos um minuto reservado para a resposta.
Jornalistas da Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar. Todos respondem e comentam. Os candidatos terão dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.
Novo embate direto, com as mesmas regras e ordem definida por sorteio. Todos os candidatos perguntam. Cada um tem um minuto para a pergunta e um minuto para a réplica. A resposta e a tréplica terão o tempo acumulado de quatro minutos, a ser administrado pelo candidato, com pelo menos um minuto de resposta. Além disso, cada candidato terá dois minutos para falar sobre um dos temas apontados como prioridade pelos eleitores e telespectadores, a partir de dados coletados durante o debate. Por fim, os candidatos terão dois minutos para a sua despedida.
Em casos de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador do debate o direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. Por sua vez, o mediador submeterá a avaliação a um comitê formado por dois jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido, serão concedidos 45 segundos para um posicionamento do solicitante.
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Nas cidades onde houver necessidade, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro. Veja a lista dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte.
Compartilhe:
O mercado de tatuagem no Brasil deve movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões em 2024,…
Foto: Otávio Santos/Secom PMS Atuante na Unidade de Saúde da Família Recanto da Lagoa I…
A juíza Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6),…
O Ministério da Educação (MEC) antecipou para esta quinta-feira (14) a divulgação dos gabaritos e…
A conferência IV do Campeonato Baiano de Handebol 2024 em Camaçari tem início nesta sexta-feira,…
A atividade da economia brasileira apresentou alta de 0,8%, em setembro na comparação com agosto,…