Um levantamento feito Light aponta que somente nos cinco primeiros meses de 2024, a concessionária de energia elétrica registrou 20 quedas de balões em sua rede ou próximos a ela, causando um total de 13.148 interrupções de clientes.
O número já quase supera todas as ocorrências registradas em 2023, quando 23 balões atingiram a rede. O ranking de 2024 é liderado pelo município do Rio de Janeiro, com quatro ocorrências, seguido de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Seropédica.
Outras 124 ocorrências foram causadas por objetos em contato com a rede, como pipas, tênis e bolas, causando em média 9 horas de interrupção e afetando 120 mil clientes em 2024. Embora as operações sejam complexas, todos os casos foram solucionados pela empresa.
“São operações complexas, feitas por profissionais devidamente capacitados para trabalhar nos circuitos energizados. São situações cirúrgicas porque os balões possuem armações de metal que, ao entrarem em contato com a rede elétrica, podem ocasionar um curto-circuito”, explicou Bruno Almeida, gerente de manutenção da Light.
A queda de balões também é responsável por incêndios em vegetação, que podem levar a curto-circuito nas linhas de transmissão, além de causar excesso de poeira, fuligem e fumaça. Denúncias podem ser feitas pelos canais da empresa, como o WhatsApp: (21) 99981-6059.
Número de denúncias no Linha Verde é o maior dos últimos três anos
De acordo com o Linha Verde, canal para denúncias de crimes ambientais, o primeiro semestre de 2024 registrou, até agora, 72 denúncias de soltura de balões em todo o estado. O número representa um crescimento de 26% em comparação ao mesmo período de 2023 (57 denúncias) e é mais do que o dobro registrado em todo ano de 2022, quando o Linha Verde recebeu 69 denúncias sobre soltura de balões no Rio de Janeiro.
O município do Rio encabeça a lista, seguido por Duque de Caxias, São Gonçalo e Nova Iguaçu.
Em abril deste ano, o programa lançou a campanha “Disque Balão”, a fim de estimular a população a denunciar a prática criminosa que aumenta com as festas de São João.
Denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais do Linha Verde:
Telefone(21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou ainda pela FanPage do Linha Verde no Facebook.
Compartilhe:
COMMENTS