Relação cintura-quadril (RCQ): o que é e como calcular

HomeLifestyle

Relação cintura-quadril (RCQ): o que é e como calcular

A relação cintura-quadril (RCQ) é o cálculo que se faz a partir das medidas da cintura e do quadril para verificar o risco que uma pessoa tem de desenvolver uma doença cardiovascular. Isso acontece porque, quanto maior a concentração da gordura abdominal, maior o risco de ter problemas como colesterol alto, diabetes, pressão alta ou aterosclerose.

A presença dessas doenças juntamente com o excesso de gordura na região abdominal do corpo também aumenta o risco de problemas mais graves para a saúde, como infarto, AVC e gordura no fígado, que podem deixar sequelas ou levar à morte.

Em caso de relação cintura-quadril alta, é importante que o médico seja consultado para que sejam feitos exames que permitam verificar se há alguma doença e, assim, orientar formas de combatê-la ou preveni-la.


Como calcular

Para calcular a relação cintura-quadril deve-se utilizar uma fita métrica para avaliar:

  • Tamanho da cintura, que deve ser medido na parte mais estreita do abdômen ou na região entre a última costela e o umbigo;
  • Tamanho do quadril, que deve ser medido na parte mais larga das nádegas.

Em seguida, deve-se dividir o valor que se obteve do tamanho da cintura pelo tamanho do quadril.

Exemplo: a medida da cintura de um homem é 65 cm e o seu quadril, 80 cm. Para calcular a relação cintura-quadril, deve-se fazer a seguinte operação: 65/80 = 0,8125. Ou seja, o índice é de 0,81, o que é considerado normal (o valor normal de referência para homens é até 0,95)

Calculadora da relação cintura-quadril

Preencha seus dados e veja o seu resultado para o teste da Relação Cintura-Quadril:

Além desta relação cintura-quadril, o cálculo do IMC também é uma boa forma de avaliar o risco de ter doenças relacionadas com o excesso de peso. Calcule aqui o seu IMC.

Como entender os resultados

Os resultados da relação cintura-quadril variam de acordo com o sexo, devendo ser de no máximo 0,80 para mulheres e 0,95 para homens.

Resultados iguais ou superiores a esses valores indicam alto risco para doenças cardiovasculares, sendo importante lembrar que quanto maior o valor, maior o risco. Nestes casos, é aconselhado procurar ajuda médica para verificar se já existem problemas de saúde e ir a um nutricionista para iniciar um plano alimentar que permita a perda de peso e a redução do risco de doenças.

Tabela de risco cintura-quadril

Os resultados da relação cintura-quadril variam de acordo com o gênero e representam o risco da pessoa desenvolver algum problema de saúde:

Além disso, é importante acompanhar a perda de peso e fazer novas medições da cintura e do quadril, para avaliar a diminuição do risco à medida que o tratamento for sendo seguido adequadamente.

O que fazer em caso de RCQ alto?

Caso a relação cintura-quadril seja alta, é recomendado que o médico seja consultado para verificar se existe algum problema de saúde, além de ser indicado consultar o nutricionista para iniciar um plano alimentar para perda de peso e, assim, diminuir o risco de doenças.

Além disso, é importante acompanhar a perda de peso e fazer novas medições da cintura e do quadril periodicamente para avaliar a diminuição do risco à medida que o tratamento vai sendo realizado corretamente.





98% dos leitores

acham este conteúdo útil



(246 avaliações nos últimos 12 meses)

Fonte: Tua Saúde!

COMMENTS