Quanto custa estudar na Espanha

HomeEconomia

Quanto custa estudar na Espanha

Estudar na Espanha é o sonho de muitos brasileiros. Mas será que é uma ideia viável? Reunimos as informações para quem quer fazer uma graduação ou pós-graduação naquele país. Vamos lá?

Quanto custa estudar na Espanha

Estudar na Espanha pode custar algo entre 800 euros a 8 mil euros por ano para a graduação. Para a pós-graduação, a variação pode ser ainda mais, partindo dos 800 euros e chegando a mais de 10 mil euros. Por que toda essa diferença? Segundo levantamento feito pelo Study.eu, tudo depende de que tipo de estudante você for e do tipo de instituição em que vai estudar.

Na prática, o custo mais baixo é para o estudante europeu que pretende fazer graduação em uma universidade espanhola pública. E o mais alto, claro, para o não-europeu que queira estudar em instituições privadas ou escolas de negócios. Os valores também variam bastante de acordo com o curso escolhido. Cursos de Medicina e Odontologia, por exemplo, costumam ser mais caros.

Outra informação interessante sobre as universidades públicas é que as taxas são determinadas pelos governos regionais anualmente. Em geral, como ocorre em Portugal e outros países da União Europeia, os valores são mais altos para quem não é europeu.

Quanto custa estudar em uma universidade pública da Espanha

Uma graduação na Universidad Complutense de Madrid, por exemplo, pode custar entre 1 mil euros por ano para estudantes europeus até 7 mil euros para não europeus.

E quanto um brasileiro teria de pagar para fazer um mestrado na instituição? Nesse caso, o desembolso anual deve ficar em torno de 5,1 mil euros. E se fosse para um europeu? Nesse caso, a diferença não é tão grande quanto na graduação. O valor do mestrado cairia para algo em torno de 2,7 mil euros.

Achou pesado? Há opções mais em conta. Na Universidade Politécnica da Catalunha, a graduação custa cerca de 1,1 mil euros para europeus e 2,3 mil euros para não europeus. O mestrado para não europeus pode variar de 2,6 mil até 4,2 mil euros.

Se quiser algo ainda mais em conta, há a Universidade de Valência. Na instituição, não europeus pagam o mesmo que europeus pela graduação – algo em torno de 700 euros a 1,1 mil euros. Interessante, não? E o mestrado? Fica entre 700 euros e 3 mil euros por ano. Os dados são do Study.eu.

Quanto custa estudar na Espanha em uma escola de negócios

Quer saber quanto custa uma instituição privada bem-conceituada na Espanha? Ok, vamos lá. Na EU Business School, de Barcelona, uma graduação para o ano escolar 2024-2025 custa 7.050 euros por semestre. Ou seja, nada menos do que 14,1 mil euros por ano.

Mas tem detalhe: o preço é o mesmo para todos os estudantes, sejam eles europeus ou não. Outra informação interessante é que o mesmo valor é aplicado para a unidade da EU Business School de Munique, na Alemanha.

Quanto custa a pós-graduação em uma escola de negócios da Espanha

E para fazer um mestrado na EU Business School quanto você teria de desembolsar? Por ano, seriam nada menos do que 15,2 mil euros.

E para fazer um MBA na mesma instituição? Se for full time, você conclui o curso em um ano e paga por isso 21,9 mil euros. Quer estudar meio período? Então você poderá fazer o curso em dois anos pagando anualmente 10,9 mil euros por ano (sim, o valor total do curso é o mesmo).

Como estudar na Espanha como brasileiro

Quer saber como se candidatar para estudar em alguma universidade ou escola de negócios da Espanha? O governo espanhol reuniu todos os detalhes neste site. Confira as informações específicas para o seu caso.

Gostou da ideia? Confira também quanto custa uma faculdade em Portugal e quanto custa estudar na Alemanha.     

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS