A formação de gelo severo em aeronaves pode representar um perigo significativo para a segurança do voo, como explicou William Waack, âncora da CNN Brasil e piloto amador, ao comentar sobre a queda de um avião em Vinhedo, interior de São Paulo.
O incidente pode ter sido causado pela acumulação de gelo nas asas da aeronave, comprometendo suas características aerodinâmicas.
Waack detalhou como os pilotos identificam e lidam com essa situação perigosa. Em geral, é possível visualizar a acumulação de gelo nas superfícies visíveis da aeronave, como o para-brisa. No entanto, o gelo severo, sendo transparente e grosso, pode ser mais difícil de detectar visualmente.
O jornalista explicou que aviões como o ATR 72 são equipados com sistemas específicos para enfrentar condições meteorológicas adversas, incluindo a formação de gelo.
O painel de controle da aeronave possui indicadores e comandos que alertam o piloto sobre a redução de velocidade ou altitude, sinais que podem indicar a formação de gelo.
Quando confrontados com essa situação, os pilotos devem agir rapidamente para sair da área de formação de gelo.
Waack enfatizou que, mesmo em aeronaves bem equipadas e certificadas para voar nessas condições, há um limite para a quantidade de gelo que podem suportar antes de perder suas características aerodinâmicas.
“O que faz o piloto quando ele reconhece uma situação dessas? Ele tem que sair daquele lugar”, questiona Waack.
No caso de um ATR voando a 17 mil pés (nível 170), a opção mais viável é descer. Isso permite que a aeronave ganhe velocidade e entre em uma zona de temperatura mais alta, onde o atrito com o ar pode ajudar a derreter o gelo acumulado.
O âncora ressaltou a angústia que um piloto sente ao perder o controle da aeronave devido à formação de gelo severo.
“Não há nada que deixe um piloto mais angustiado do que achar que ele não tem controle sobre o avião que ele está pilotando”, comentou Waack, visivelmente emocionado ao discutir o vídeo do acidente.
A explicação detalhada de Waack serve como um lembrete da importância dos procedimentos de segurança e da preparação dos pilotos para enfrentar condições meteorológicas adversas, ressaltando os desafios enfrentados pela aviação em situações extremas.
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