Cerca de dois mil estudantes estão participando da ampla programação promovida pela Secretaria da Educação (SEC), ao longo dos quatro dias da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que teve início na quinta-feira (17) e segue até domingo (20). A proposta é dar visibilidade ao protagonismo estudantil, garantindo as condições para que os jovens apresentem a produção artística desenvolvida dentro dos projetos artísticos estruturantes da rede estadual de ensino.
Grande parte das atividades acontece na Casa do Governo do Estado na Flica, que funciona na sede da Fundação Hansen Bahia. Lá, os estudantes apresentam sua produção nas artes plásticas. A Praça Ubaldino Marques de Assis, próxima à biblioteca, também está recebendo diversas atividades, como apresentações que têm identificação com a cultura do Recôncavo Baiano, a exemplo das fanfarras.
“Estamos reunindo aqui estudantes de diversos lugares da Bahia, porque a Flica já entrou para o calendário cultural do Estado. O fomento do governo estadual é muito importante para que consigamos garantir que esta feira chegue para os nossos estudantes e professores. A programação está recheada e eu a indico a todo mundo que puder dar um pulinho aqui. Vão ver muita coisa boa que é produzida na rede estadual”, afirmou a superintendente da Educação Básica da SEC, Helaine Souza.
Apesar de morar no município vizinho de São Félix, o estudante Gustavo Nascimento, 1° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Rômulo Galvão, nunca tinha visitado a Flica. A oportunidade veio com o convite da SEC para sua escola participar do evento. Como gosta de desenhar, ficou atraído pelas exposições de arte feitas por outros estudantes. “Agora já estou pensando em entrar em algum projeto para mostrar meu trabalho na Flica”, contou.
A professora de História, Mariane Nery, destacou que a participação dos estudantes nesse tipo de evento é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. “Especialmente para os jovens do Ensino Médio, esta experiência é muito importante. Serve não só para seu conhecimento, mas também para a formação como cidadão”, disse.
A Flica 2024 é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento) e CNA NET (internet oficial do evento), e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, da Acelen e da Bahiagás.
Projetos Estruturantes – Os projetos artísticos estruturantes da rede estadual de ensino buscam promover o desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando a criatividade; elevando a autoestima e o pensamento crítico; e criando oportunidades de interação, integração cultural e social para todas as comunidades escolares da rede estadual de ensino. São eles: Tempos de Arte Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Dança Estudantil (DANCE), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE), Artes Visuais Estudantis (AVE) e Festival Estudantil de Teatro (FESTE).
Fonte: Ascom/SEC
COMMENTS