Prestigiando esse primeiro momento, o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental, Tiago Porto, ressaltou a importância do Projeto Ecoguardiões como uma iniciativa contínua e transformadora para a juventude.
“Descobrimos, a partir desse projeto, talentos escondidos, pessoas dedicadas a atividades administrativas que, quando colocadas como participantes e protagonistas, mostraram grande conhecimento e potencial. Então é aqui, nesse espaço que a gente consegue perceber futuros profissionais que podem ser aproveitados pelo órgão, direcionados para novas oportunidades e incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades. O que discutimos hoje pode ser multiplicado em outros espaços e projetos, pois o conhecimento adquirido é útil para eles em diversas situações”, afirmou o gestor.
Uma das integrantes do projeto, Stéfane Mendes, destaca que estão sendo formulados alguns princípios, conceitos e elementos essenciais que fazem parte do processo de educação ambiental. “Inicialmente eles estão refletindo fundamentos que serão implementados na prática, utilizados no momento das campanhas, nos momentos que eles fizerem a sensibilização e mobilização de servidores, para que todo mundo consiga agregar e participar, e se sentir tocado em contribuir com essa implementação de práticas sustentáveis”, salientou.
Durante o encontro, foram discutidos o papel do Ecoguardião, os princípios da educação ambiental, a Política Estadual de Educação Ambiental e a construção dos Planos de Ação das Campanhas, que serão elaborados ao final de cada Ciclo. “Usamos uma metodologia ativa, onde, em vez de uma aula expositiva, trouxemos perguntas provocadoras. A partir do conhecimento deles, construímos conjuntamente conceitos importantes de participação social, mobilização e sensibilização”, complementou Stéfane.
Na oportunidade, dois jovens Ecoguardiões, Thais Luane, da Diretoria Geral (Direg), e Ricardo Nascimento, da Coordenação de Infraestrutura, Energia e Turismo (Coine), destacaram a importância e a singularidade da experiência proporcionada pelo Projeto Ecoguardiões. Thais ressaltou que, além de aprimorar sua formação técnica em meio ambiente, a prática de plantar árvores foi extremamente divertida e educativa. Ricardo, por sua vez, valorizou a oportunidade de reunir ideias em grupo e aplicá-las, esperando que o projeto resulte na implementação de várias iniciativas sustentáveis tanto dentro da empresa quanto externamente.
Para Luiz Araújo, coordenador de Ações Estratégicas que lidera a implementação do Projeto Ecoguardiões, explica que, embora o projeto inclua ações imediatas, ele foi pensado para ser de longo prazo, com o objetivo de integrar estagiários e profissionais iniciantes em ações e projetos da Secretaria.
“Queremos utilizar o conhecimento que eles acumulam e ativá-los como multiplicadores, tanto dentro do órgão quanto em suas comunidades. Adaptamos a participação conforme os contratos e regulamentações, considerando que estagiários têm prazos variados de contrato. Com o apoio da Assessoria de Comunicação e da Diretoria Geral, garantimos que o projeto crie raízes no órgão, promovendo campanhas de conscientização sobre economia de energia, gestão de resíduos e uso eficiente da água”, disse ele.
Além das rodas de conversa, Luiz sinaliza que foram planejadas visitas técnicas para que os participantes conheçam experiências externas e apliquem o aprendizado internamente.
Projeto Ecoguardiões
O projeto Ecoguardiões tem como público mobilizador os estagiários e colaboradores do programa Primeiro Emprego, bem como do Apoio, os quais irão protagonizar os processos de incentivo à adoção de novas práticas. Ademais, o público atingido se refere a todos os servidores da Sema e do Inema.
Visando ampliar os temas discutidos nesta primeira Roda de Conversa, os próximos encontros abordarão sobre Resíduos Sólidos e Educomunicação.
Fonte: Ascom/Sema