Centro de inovação e apoio a microempresas, o Espaço Colabore, localizado no Parque da Cidade, foi reinaugurado nesta terça-feira (5) com uma programação especial. O local passou por uma reforma de três meses para ofertar mais conforto aos usuários, a fim de seguir fomentando avanços significativo para o ecossistema empreendedor de Salvador.
O espaço oferece infraestrutura moderna e sustentável, como captação de água de chuva e telhado verde, além de contar com tecnologias acessíveis para microempreendedores. “O Colabore oferta tecnologias acessíveis para microempresas, mostrando que sustentabilidade não está restrita às grandes corporações”, explicou Ivan Euler, secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).
Além do apoio técnico e infraestrutural, o Colabore proporciona aos empreendedores o acesso a uma rede de contatos e oportunidades de “networking”. O “coworking”, um dos destaques do espaço, oferece um ambiente colaborativo e gratuito para quem deseja trabalhar, realizar reuniões ou até mesmo desenvolver parcerias.
O Colabore também atua como um polo de desenvolvimento social, oferecendo serviços gratuitos como mentorias, capacitações e consultorias, por meio de parcerias com o Sebrae e o Parque Social. “Estamos muito felizes com essa parceria, pois sabemos que ela fortalece os microempreendedores e contribui para a economia e para a sustentabilidade de Salvador”, afirmou Jorge Khoury, diretor-superintendente do Sebrae Bahia.
Incubadora – O Parque Social, que integra o Colabore, oferece ainda uma incubadora de negócios sociais, com foco no desenvolvimento de projetos de impacto social. A diretora da organização, Sandra Paranhos, anunciou que em dezembro será aberto um processo seletivo para apoiar dez novos projetos.
“Estamos empolgados com essa nova fase do Colabore, que contribuirá diretamente para o desenvolvimento de ideias e empreendedores que querem transformar a realidade social de Salvador”, destacou.
Palestra – As atividades do dia contaram ainda com palestra do especialista em sustentabilidade empresarial Ricardo Voltolini, que destacou a importância de integrar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) na gestão das empresas, especialmente nas pequenas e médias.
“É uma agenda que está modificando a maneira de fazer negócios e será central nas próximas décadas”, afirmou o palestrante.
Mais de 100 pessoas prestigiaram o evento, que também celebrou o primeiro aniversário do Sebrae Ecos. A estrutura, vizinha ao Colabore, funciona para estimular o desenvolvimento de negócios de alto impacto social e ambiental.
Texto: Lucas Viera/ Secom PMS
COMMENTS