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<p><em>Foto: Otávio Santos / Secom PMS</em><em><br /></em><em>Reportagem: Priscila Machado / Secom PMS</em></p>
<p>A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Associação de Amigos do Autista (AMA), realizou nesta quarta-feira (22) a formação “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Vivências e Práticas”, voltada para os Profissionais de Apoio Escolar (PAE), que atuam diariamente com os alunos da educação especial nas escolas da rede municipal de Salvador. A formação reuniu cerca de 75 pessoas no auditório do Centro de Formação de Professores Emilia Ferreiro, no Costa Azul.</p>
<p>Coordenadora pedagógica na Coordenadoria de Inclusão Educacional da Smed, Ivana Coni destacou que a formação continuada é essencial para o aprimoramento do cuidado que esses profissionais dedicam às crianças com TEA, contribuindo para a conquista de autonomia dos alunos.</p>
<p>“São momentos muito valiosos, nos quais os profissionais podem tirar dúvidas relacionadas a determinados comportamentos e situações que enfrentam na escola com esses alunos e com a própria família. Essas instituições parceiras mostram o trabalho que pode ser desenvolvido, algumas atitudes comuns das crianças e como fazer para acompanhar esses alunos na sala de aula, para que, aos poucos, eles adquiram autonomia, porque esta é a finalidade”, disse Ivana.</p>
<p>A formação foi conduzida pela psicóloga Nilma Freitas, que abordou os comportamentos mais comuns e orientou sobre como agir em determinadas situações, como, por exemplo, o uso da comunicação alternativa e aumentativa no caso de crianças que não possuem a comunicação verbal desenvolvida. “Toda criança, atípica ou não, está no mundo para aprender e o cérebro necessita de estimulação sensorial, motora, cognitiva ou emocional para se desenvolver”, afirmou a psicóloga.</p>
<p>A profissional de Apoio Escolar Alana Lago, 34 anos, que atua no Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Bispo Braz, situado em Nova Brasília de Valéria, gostou muito da formação e participou várias vezes da aula, tirando dúvidas e trazendo exemplos do seu cotidiano. “A formação foi ótima, acho que é um conhecimento ao qual devemos ter sempre acesso para sabermos cada vez mais lidar com as crianças, não só aquelas com autismo, mas com outros transtornos e deficiências”, apontou. </p>
<p>A coordenadora de projetos da AMA, Eliana Campos, detalhou outras atividades realizadas pela associação. “Além dessa formação, nós realizamos visitas às escolas, formamos professores, coordenadores e profissionais de Apoio Escolar. Em determinados momentos, os profissionais das escolas também vão à AMA, mas nós fazemos visitas aos alunos nas unidades escolares. Há uma troca para que esses alunos consigam de fato avançar e percebamos a possibilidade da inclusão. O nosso foco é o desenvolvimento da criança e a inclusão”, apontou. </p>
<p><strong>Turmas –</strong> Pela manhã, a Secretaria de Educação ofereceu ainda outra formação, com a Associação de Pesquisa e Ensino Solidário (Apes), voltada para os coordenadores pedagógicos que atuam nas unidades de ensino de Educação Infantil. </p>
<p>Na próxima semana, haverá uma nova turma da formação “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Vivências e Práticas”, também voltada para os profissionais de Apoio Escolar da educação infantil. A expectativa é atender a todos os segmentos com formações planejadas para cada etapa escolar.</p>
<p>Atualmente, há pouco mais de 10 mil alunos da educação especial na rede municipal de Educação de Salvador, entre os quais cerca de 6 mil são alunos com Transtorno do Espectro Autista. “Acreditamos muito no processo de intervenção precoce. Quando começamos o trabalho, estimulação e orientação no início, a criança vai avançando e tem um bom desenvolvimento, diferente do que acontece quando esse trabalho não é feito desde a educação infantil”, explicou Ivana.</p>
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<p><a href="https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/profissionais-de-apoio-escolar-recebem-formacao-sobre-vivencias-e-praticas-com-criancas-com-autismo/">Fonte: Clique aqui</a></p>

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