Categories: Economia

Presidente da Colômbia diz que G20 teme que IA cause hecatombe social

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse nesta segunda-feira (18) que os países do G20 demonstraram preocupação com os impactos da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho global. Petro participa como convidado da Cúpula das maiores economias do mundo, no Rio de Janeiro, e revelou alguns dos temas tratados a portas fechadas entre os países participantes.

“Falamos das expectativas sobre questões gravíssimas que precisamos resolver no mundo. Então, discutimos como olhar a inteligência artificial e a fome. Como a inteligência artificial sem regulação pública pode aumentar a questão da fome a partir das demissões ao redor do mundo dos trabalhadores ordinários que vão ser afetados por esse tipo de tecnologia. É uma questão mundial, porque vai afetar a todos os países. E como prevenir essa hecatombe social”, disse Petro.

Segundo o presidente colombiano, também foi discutida a possibilidade de reforma da governança global, principalmente em relação ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

“Há a necessidade de reformar a governança global para acabar com o poder de veto no Conselho de Segurança sobre as COPS climáticas, para que se tomem decisões com bases em representações majoritárias. Essa mudança de governança é fundamental para construção de uma democracia global, sobretudo para eliminar guerras, para eliminar o crescimento da fome”, disse Petro.

Ao ser perguntado sobre os debates em torno da guerra da Ucrânia, o presidente foi sucinto. “O que falamos sobre a guerra da Ucrânia é basicamente que a paz começa por uma conversa direta entre a Rússia e a Ucrânia, sem intermediários. Eles têm uma história comum, uma cultura comum, é fundamental que dialoguem”.

Petro também adiantou que há conversas em andamento com representantes dos países africanos para estreitar os laços de cooperação.

“Conversei com a União Africana. E a relação entre a África e a América do Sul é fundamental para potencializar economia, progresso e transformação industrial. Assim como a questão da fome e o problema mais grave do mundo, que é a crise climática. Somos regiões complementares, temos interesses comuns e problemas complementares”, ressaltou o presidente.

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Simões Filho integra leilão estadual com bens avaliados em R$ 1,8 milhão

A Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) anunciou um leilão com 129 lotes de bens…

1 hora ago

Ingressos para os Novos Baianos no Festival de Música da Educadora FM já estão à venda

O evento de premiação do 22° Festival de Música da Rádio Educadora FM acontece no…

2 horas ago

Governo do Estado leva serviços de saúde durante a VIII Semana do Pobre, em Salvador

Soteropolitanos estão sendo beneficiados com serviços de saúde ofertados pela Secretaria da Saúde do Estado,…

3 horas ago

Vídeo: cachorra Shih Tzu é roubada na garagem de casa no litoral de SP; polícia investiga

Uma cachorra da raça Shih Tzu foi furtada da garagem de uma residência no último…

8 horas ago

Universitário de 22 anos é morto pela FM em abordagem na Vila Mariana

Arma do policial responsável pelo disparo foi apreendida e encaminhada à perícia, e as polícias…

12 horas ago

Polícia do RJ indicia dois professores que imitaram macacos em roda de samba por racismo

Corporação afirmou que o relatório do inquérito, que será enviado ao Ministério Público do Estado,…

16 horas ago