A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) está realizando a formação de membros para atuar em Comissões de Heteroidentificação de concursos públicos e processos seletivos da Prefeitura. A atividade visa instruir sobre políticas afirmativas e trabalhar pilares como o conhecimento e identificação das características fenotípicas relacionadas a candidatos negros nos certames.
A formação está sendo ofertada para 120 colaboradores, entre servidores e empregados públicos que atuam nos núcleos internos do Comitê do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) , além de membros do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN).
Dentre os temas trabalhados na formação, que tem carga horária prevista de nove horas, estão a fundamentação legal para as cotas raciais e composição das Comissões de Heteroidentificação, aspectos históricos e conceituais relacionados às cotas raciais e as etapas que envolvem as participações nas comissões.
“Com a formação, trabalhamos os parâmetros que devem ser seguidos de forma a dar lisura aos concursos e processos seletivos realizados pela Prefeitura, mas, sobretudo, garantir que a reparação histórica seja efetivada no serviço público municipal”, destacou o titular da Semge, Rodrigo Alves.
A formação ocorreu em parceria com a Secretaria da Reparação (Semur) e o Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN). A secretária da Semur, Ivete Sacramento, destacou a importância do trabalho da comissão.
“Vocês vão ter uma missão árdua nas próximas comissões e terão que ser ainda mais valentes do que nos outros tempos. Não ter medo de afirmar quando o candidato não for negro e quiser ter acesso as cotas. Precisamos empretecer a Prefeitura porque nós temos 82% da população negra na capital”, finalizou.
No Brasil, o mês de novembro convida, desde 2010, por meio da Lei 12.519 que institui…
A venda de veículos aumentou 21,6% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo…
Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 já podem conferir o…
Os reservatórios das usinas hidrelétricas têm potenciais que vão além da geração de energia. Suas…
O local passou por uma reforma de três meses para ofertar mais conforto aos usuários,…
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nessa terça-feira (5) um…