Categories: Salvador

Prefeitura orienta população sobre cuidados durante chuvas em Salvador – Secretaria de Comunicação

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Com as intensas chuvas que atingem Salvador, motoristas, pedestres e banhistas precisam redobrar os cuidados para evitar acidentes e preservar a segurança. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a Defesa Civil (Codesal) e a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) são alguns dos setores da Prefeitura que reforçam medidas de prevenção e disponibilizam serviços essenciais para a população no período.

Segundo o gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Néri, pistas molhadas e visibilidade reduzida são fatores que agravam o risco de acidentes. Ele destaca a importância de manter distância segura do veículo à frente; reduzir a velocidade gradualmente, especialmente ao passar por poças d’água para evitar aquaplanagem; revisar os pneus e o limpador de para-brisa, garantindo que estejam em boas condições; e evitar ultrapassagens em trechos alagados. É essencial também utilizar faróis adequados: durante o dia, o farol baixo é recomendado, enquanto à noite deve-se evitar o farol alto para não prejudicar a visibilidade de outros condutores.

Além disso, o artigo 171 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$85,15 e quatro pontos na carteira para motoristas que usarem o veículo para lançar água ou detritos em pedestres ou outros veículos. Para motociclistas, Néri recomenda o uso de equipamentos de segurança, como capacetes e capas de chuva. Ele alerta para os perigos de buracos escondidos por poças d’água e aconselha evitar deslocamentos durante chuvas intensas.

Perigo no mar – Com a frente fria, a Salvamar orienta banhistas a evitar o mar devido ao aumento da força das correntes de retorno e à precariedade das condições da água. Segundo o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, salva-vidas têm realizado rondas para alertar sobre o risco de afogamentos e outros perigos, como descargas elétricas.

“O aumento do volume de chuvas intensifica os ventos, as ondas e as correntes marítimas, além de deixar a água imprópria para banho, podendo causar problemas de saúde”, explica Dantas. Ele também reforça que a Salvamar está pronta para atuar em situações de alagamento, utilizando botes e jet skis em apoio à Codesal.

Situações de risco – Entre as recomendações gerais da Codesal para o período de chuvas, destacam-se: evitar áreas alagadas e enxurradas; manter distância de cabos elétricos molhados ou árvores isoladas; não estacionar próximo a linhas de energia elétrica ou encostas; observar sinais de deslizamento, como rachaduras no solo ou paredes e inclinação de postes.

No caso de alagamentos, a Codesal orienta que os moradores busquem abrigo em local seguro e informem imediatamente o órgão. Situações de risco, como ameaças de desabamento, devem ser reportadas para que medidas como instalação de lonas ou encaminhamento para auxílio-moradia sejam realizadas.

Em meio a um cenário de chuvas intensas e alagamentos, a atuação coordenada entre órgãos municipais e a conscientização da população são essenciais para mitigar danos e preservar vidas. O momento exige cautela e respeito às orientações, seja no trânsito, no mar ou em áreas de risco.

A Defesa Civil de Salvador mantém plantão 24 horas pelo telefone gratuito 199. A população pode também receber alertas via SMS enviando o CEP para o número 40199.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Programaê oferece vagas em dois novos cursos gratuitos sobre Inteligência Artificial

O Programaê, uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com a startup…

1 hora ago

Temperaturas devem ficar elevadas na maior parte do Brasil nesta quarta

De acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências, São Paulo deve atingir máximas…

2 horas ago

Problema com Carrefour está superado, diz Mauro Vieira

O mal-estar causado pelas declarações infundadas do presidente do Carrefour na França, Alexandre Bompard, sobre…

2 horas ago

Após protesto, vereadores do Rio adiam votação de lei do funcionalismo

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro decidiu adiar a votação de um projeto…

2 horas ago

CMN prorroga crédito rural de produtores afetados por enchentes no RS

Os produtores rurais de municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes terão mais…

17 horas ago

Relatório da PF diz que Marinha tinha tanques à disposição para golpe

O relatório da Polícia Federal (PF) que indiciou 37 pessoas por golpe de Estado e…

17 horas ago