A fisioterapeuta Carla Almeida, 45 anos, já não frequentava mais a Praça Dorothy Stang, localizada no bairro de Stella Maris, em Salvador. Isso porque a falta de estrutura, diz, não a deixava confortável para um passeio ao lado dos familiares. Nesta quinta-feira (27), o espaço, que conta com mais de 4,2 mil metros quadrados, foi entregue pelo prefeito Bruno Reis após passar por uma requalificação.
De acordo com o prefeito Bruno Reis, em três anos e meio de gestão, 525 praças foram recuperadas e criadas na cidade. Desse total, 175 contam com pontos de Wi-Fi gratuitos para a população, como no caso da Dorothy Stang. A praça homenageia a missionária americana Dorothy Stang, que lutava em defesa de trabalhadores rurais no Pará e foi assassinada em 2005.
“Passava aqui frequentemente e percebia que essa área necessitava de uma revitalização, que aqui era uma área que poderia ter uma utilidade para a população e para o público. É uma praça que nos preocupamos com todos os detalhes. Fizemos um espaço para os animais, para as crianças de 0 a 6 anos, com equipamentos para aquelas com necessidades especiais, além de seis quiosques para trazer tranquilidade para os comerciantes”, comentou o gestor.
Só de iluminação, um dos pontos mais elogiados pela moradora, foram foram implantadas 12 luminárias em LED; oito luminárias LED de alta potência; cinco projetores LED; 18 postes de fibras; além de obras de infraestrutura elétrica.
“A região nunca foi muito segura, mas, agora, com toda a iluminação e os novos equipamentos, nos sentimos mais confortáveis para frequentar o local”, diz Carla, que mora no bairro há mais 20 anos.
Os quiosques das praças também foram recuperados e ao redor deles um espaço para o lazer infantil foi criado para atender crianças de 0 a 6 anos. Além disso, foram implantados também um espaço de ginástica, um cachorrodrómo e banheiros.
Outra obra – No último dia 15, a Prefeitura também inaugurou a Praça Bruno e Dom, na Rua Professor Antônio Augusto Machado, na região da Praia do Flamengo. O espaço homenageia Bruno Pereira, indigenista brasileiro, e Dom Phillips, jornalista britânico, que se dedicavam a relatar crimes ambientais quando foram mortos em junho de 2022. Dom Phillips era voluntário no ensino de inglês para jovens no bairro de Marechal Rondon, em Salvador.
Naquela ocasião, o prefeito Bruno Reis comentou que o investimento municipal nas praças e áreas públicas tem mudado a forma do cidadão se relacionar com a cidade. “Quando a gente inaugura uma praça como esta, há diversas sensações que ela pode proporcionar. Vira um espaço de encontro para a comunidade interagir, trocar experiências, cuidar da saúde, jogar um dominó e até trazer os animais para aproveitar. Além de tudo isso, tem algo que a gente não vê, mas acontece, que é elevar a nossa autoestima”, disse o gestor.
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…
A cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, comemorou, neste sábado (23), a inauguração da…
Também, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden),…
A Polícia Federal prendeu três brasileiros procurados pela Interpol, na noite desta sexta-feira (22), no…
Tradicional evento na Praia de Copacabana, zona sul da cidade, contará ao todo com 13…
Marco Aurélio Acosta caminhava sem camisa por uma rua na zona sul de São Paulo…