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Porto de Paranaguá é concedido ao Consórcio Canal Galheta Dragagem

&NewLine;<&excl;-- WP QUADS Content Ad Plugin v&period; 2&period;0&period;94&period;1 -->&NewLine;<div class&equals;"quads-location quads-ad1" id&equals;"quads-ad1" style&equals;"float&colon;none&semi;margin&colon;0px&semi;">&NewLine;&NewLine;<&sol;div>&NewLine;<p><&sol;p>&NewLine;<div>&NewLine;<p><strong>O Consórcio Canal Galheta Dragagem &lpar;CCGD&rpar; venceu o leilão de concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá &lpar;PR&rpar;&comma; realizado na tarde de hoje &lpar;22&rpar; na B3&comma; a bolsa de valores de São Paulo<&sol;strong>&period; O ministro de Portos e Aeroportos&comma; Silvio Costa Filho&comma; e o governador do Paraná&comma; Ratinho Júnior&comma; estiveram em São Paulo para acompanhar o leilão&period;<&sol;p>&NewLine;<p>A empresa ofereceu 12&comma;63&percnt; de desconto na tarifa de referência para leilão&comma; o valor máximo estipulado&period; Depois de uma disputa&period; em viva-voz&period; de 18 lances&comma; o consórcio saiu vencedor com a oferta de R&dollar; 276 milhões&comma; batendo três concorrentes&period; O desconto na tarifa de referência foi um dos critérios para determinar a proposta vencedora&period; O modelo de licitação previa o híbrido&comma; que incluiu a competição por maior outorga &lpar;valor fixo pago ao governo&rpar; e o menor valor de tarifa a ser cobrada dos usuários&period;<&sol;p>&NewLine;<p><strong>A maior disputa do leilão&comma; que considerou o valor de outorga&comma; ocorreu entre a vencedora do leilão e a chinesa China Harbour Engineering Company &lpar;CHEC&rpar; Dredging<&sol;strong>&period;<&sol;p>&NewLine;<p><a rel&equals;"nofollow" target&equals;"&lowbar;blank" href&equals;"https&colon;&sol;&sol;www&period;whatsapp&period;com&sol;channel&sol;0029VaoRTgrInlqYLSk59B2M" target&equals;"&lowbar;blank">&gt&semi;&gt&semi; Siga o canal da <strong>Agência Brasil <&sol;strong>no WhatsApp<&sol;a><&sol;p>&NewLine;<h2>Disputa<&sol;h2>&NewLine;<p>O leilão começou com o desconto de tarifa de referência&comma; com valor máximo fixado em 12&comma;63&percnt;&period; A DTA Engenharia ofereceu desconto de tarifa de referência no valor de 1&comma;29&percnt;&semi; a Jan de Nul&comma; ofertou 0&comma;34&percnt;&semi; a Chec Dredging ofertou 10&comma;30&percnt;&semi; e o Consórcio Canal Galheta Dragagem &lpar;CCGD&rpar; ofertou 10&comma;73&percnt;&semi;<&sol;p>&NewLine;<p>Como mais de uma concorrente participou desta etapa do leilão&comma; os lances foram levados para a disputa por viva-voz&period; <strong>As três primeiras colocadas puderam participar do viva-voz&comma; mas a Jan de Nul&comma; que fez a menor oferta&comma; ficou de fora&period; A DTA Engenharia&comma; por sua vez&comma; decidiu não fazer lances no viva-voz&comma; deixando a disputa entre a Chec Dredging e o Consórcio Canal Galheta Dragagem&comma; que ofereceram o mesmo valor máximo em disputa&colon; 12&comma;63&percnt;&period;<&sol;strong><&sol;p>&NewLine;<p>Como houve empate na primeira etapa&comma; o leilão passou a avaliar o valor de outorga&comma; que também foi levado a uma disputa por viva-voz&period; Depois de 18 lances&comma; o leilão acabou vencido pelo Consórcio Canal Galheta Dragagem&comma; que ofertou R&dollar; 276 milhões como valor de outorga&period;<&sol;p>&NewLine;<h2>A concessão<&sol;h2>&NewLine;<p>A concessão do acesso Aquaviário do Porto de Paranaguá &lpar;PR&rpar;&comma; realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários &lpar;Antaq&rpar;&comma; representa um marco inédito para o setor portuário nacional&comma; por se tratar do primeiro canal de acesso brasileiro a ser leiloado&period; A concessão é pelo prazo de 25 anos&comma; com possibilidade de prorrogação contratual por até 70 anos&period;<&sol;p>&NewLine;<p><strong>Segundo o governo do Paraná&comma; o leilão é iniciativa inédita no Brasil&comma; pois é o primeiro canal de acesso portuário a ser arrendado no país&comma; além de ser inovadora&comma; pois a responsabilidade de dragagem&comma; que hoje é do porto público&comma; passará a ser da arrendatária&comma; ou seja&comma; a concessionária que assumir o contrato ficará responsável por ampliar a profundidade do canal&period;<&sol;strong><&sol;p>&NewLine;<p>Esta foi a primeira licitação desse tipo no mundo&comma; segundo o ministério&comma; e prevê repassar à concessionária serviços hoje realizados pela Autoridade Portuária Portos do Paraná&comma; como dragagens&comma; sinalização&comma; batimetria e monitoramento das embarcações nas operações de embarque e desembarque&period; <strong>O leilão deverá servir de modelo para as concessões dos portos de Santos &lpar;SP&rpar;&comma; Itajaí &lpar;SC&rpar;&comma; Salvador &lpar;BA&rpar; e Rio Grande &lpar;RS&rpar;<&sol;strong>&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Para o leilão&comma; as empresas concorrentes tiveram que apresentar descontos na taxa Inframar&comma; paga pelos navios para acessarem os portos&period; A taxa cobre os custos das dragagens necessárias para garantir as manobras dos navios de forma segura&period; Atualmente&comma; essa manutenção é feita pela Autoridade Portuária&comma; mas&comma; com o leilão&comma; passará para a empresa vencedora&period;<&sol;p>&NewLine;<p><strong>O vencedor do leilão do Porto de Paranaguá terá que investir R&dollar; 1&comma;22 bilhão nos cinco primeiros anos de concessão&comma; pagando uma outorga fixa anual de R&dollar; 86 milhões ao longo de 25 anos<&sol;strong>&period; Uma das obrigações é ampliar a profundidade do canal e garantir que o porto passe dos atuais 13&comma;5 para 15&comma;5 metros de calado &lbrack;que é a distância entre o ponto mais profundo da embarcação e a superfície da água&rpar;&period; Isso deverá possibilitar a operação de navios de contêineres de grande porte&comma; de até 366 metros&comma; e de graneleiros com capacidade para 120 mil toneladas&period;<&sol;p>&NewLine;<blockquote>&NewLine;<p>&OpenCurlyDoubleQuote;Dois metros de calado representam&comma; em média&comma; mil contêineres a mais no navio ou 14 mil toneladas a mais de algum produto em uma embarcação&comma; sem que o usuário pague mais por isso&period; A depender do resultado do leilão&comma; teremos até um preço menor do que se paga hoje”&comma; explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná&comma; Luiz Fernando Garcia&comma; por meio de nota&period;<&sol;p>&NewLine;<&sol;blockquote>&NewLine;<p>Hoje&comma; o Porto de Paranaguá recebe 2&comma;6 mil navios por ano&comma; com destaque para granéis sólidos&comma; como soja e proteína animal&period; <strong>Segundo a Antaq&comma; o Porto de Paranaguá foi a segunda instalação portuária pública que mais movimentou cargas no primeiro semestre de 2025<&sol;strong>&period; Foram 30&comma;9 milhões de toneladas no período&comma; um crescimento de 2&comma;6&percnt; em comparação com os primeiros seis meses do ano passado&period;<&sol;p>&NewLine;<h2>O canal<&sol;h2>&NewLine;<p><strong>Situado ao sul da Ilha do Mel&comma; o Canal de Acesso&comma; que tem parte do seu trecho conhecido como Canal da Galheta&comma; é o principal acesso aquaviário ao porto e aos terminais da Baía de Paranaguá desde a década de 1970&comma; quando a demanda de navios de maior porte exigiu a dragagem do Banco da Galheta e a consequente criação do canal&period;<&sol;strong><&sol;p>&NewLine;<p>Outros leilões<&sol;p>&NewLine;<p>Mais cedo&comma; o ministro participou de outros dois leilões portuários&colon; um no Rio de Janeiro e outro em Maceió &lpar;AL&rpar;&period; O Terminal RDJ07 é destinado à movimentação de cargas de apoio logístico <em>offshore<&sol;em>&comma; voltadas às atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural&period;<strong> O investimento previsto para o período contratual de 25 anos é estimado em R&dollar; 99&comma;4 milhões<&sol;strong>&period;<&sol;p>&NewLine;<p>Já o TMP de Maceió é um terminal de passageiros e deve impulsionar o turismo de cruzeiros marítimos no Nordeste&period; <strong>O leilão permitirá a modernização e expansão do porto e terá investimentos estimados em R&dollar; 3&comma;75 milhões ao longo de um contrato de 25 anos&period;<&sol;strong><&sol;p>&NewLine;<p> <&excl;-- Relacionada --><&sol;p>&NewLine;<p> <&excl;-- Relacionada -->&NewLine; <&sol;div>&NewLine;<p><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;agenciabrasil&period;ebc&period;com&period;br&sol;economia&sol;noticia&sol;2025-10&sol;porto-de-paranagua-e-concedido-ao-consorcio-canal-galheta-dragagem">Fonte&colon; 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