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Polícia conclui laudo de acidente aéreo que matou duas pessoas em SC

Um laudo pericial concluído pela Polícia Científica de Santa Catarina (PCI) revelou as prováveis causas do trágico acidente aéreo ocorrido no dia 4 de junho de 2024, entre as cidades de Garuva e Itapoá, em Santa Catarina. O laudo indica que a aeronave colidiu com um obstáculo em meio a condições climáticas adversas. Relembre o caso.

A Força Aérea Brasileira encontrou destroços de avião que havia desaparecido, na tarde de 3 de junho, em Santa Catarina. Informações iniciais davam conta de que o avião bimotor, modelo Beechcraft 95-B55, perdeu altitude na região norte do Paraná e teria perdido o contato com a torre de comando quando sobrevoava a região de Joinville, por volta das 20h35, para onde teria desviado por causa das condições de pouso.

A aeronave caiu numa região de mata fechada entre as cidades de Garuva e Itapoá, a cerca de 70 quilômetros de Joinville, no norte catarinense. Os bombeiros tiveram muita dificuldade para acessar o local devido à grande quantidade de árvores e a distância de estradas asfaltadas.

Veja vídeo:

Segundo o monitoramento via satélite, a aeronave modelo Baron 95-B55 saiu de Governador Valadares, no interior de Minas Gerais, pouco depois das 17h e tinha previsão de pouso em Florianópolis, capital catarinense, três horas depois. A fuselagem foi encontrada em mata fechada entre as cidade de Garuva e Itapoá, no norte catarinense.

A aeronave pertence à empresa Conserva de Estradas LTDA, segundo registro da Agência Nacional da Aviação Civil. O avião foi fabricado em 1982 e poderia levar até 5 passageiros, além do piloto. Ainda de acordo com a ANAC, o bimotor não possui autorização para realizar táxi aéreo. Duas pessoas morreram no acidente.

Investigações e laudo

De acordo com as investigações, a combinação de fatores como condições meteorológicas desfavoráveis, perda de visibilidade durante a aproximação e a colisão com um obstáculo foram determinantes para o acidente. A aeronave estava tecnicamente apta e o piloto era qualificado, mas as adversidades climáticas foram fundamentais para o acidente.

A análise detalhada dos dados do voo, incluindo informações da plataforma FlightRadar, permitiu reconstruir a trajetória da aeronave até o momento do impacto. A perícia também avaliou as condições de manutenção da aeronave, as qualificações do piloto e as comunicações com o controle aéreo.

O documento esclarece aspectos legais e eventuais responsabilidades, diferenciando-se do trabalho realizado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que foca na prevenção de novos acidentes. O Laudo Pericial foi encaminhado ao Delegado de Polícia, responsável pela conclusão do inquérito policial.

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