Categories: Últimas Notícias

Piscina Olímpica da Bahia recebe o 1º Festival do Projeto Natação em Rede nesta sexta-feira (9)

O 1º Festival do Projeto Natação em Rede 5 acontece nesta sexta-feira (9) das 8h às 12h, na Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Bonocô, uma das sedes das atividades do maior programa gratuito do Nordeste e um dos maiores do Brasil. O evento contará com apresentações dos alunos da quinta edição do projeto da Federação Baiana dos Desportos Aquáticos (FBDA) em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Com o objetivo de promover e desenvolver a prática de atividades aquáticas, buscando contribuir para a inclusão social e o enfrentamento dos riscos sociais, o projeto possui cerca de 3.680 alunos (crianças, adolescentes e idosos) atualmente das modalidades de natação, nado artístico, polo aquático e hidroginástica nos núcleos da Piscina Olímpica, da Fundação Luís Eduardo Magalhães e do CSU Nordeste de Amaralina. O diretor de Fomento da Sudesb, Wilton Brandão, celebra a conclusão de mais uma edição do projeto.

Fotos: Jéssica Tavares – Ascom/Sudesb

“O Natação em Rede chega à sua quinta edição com um quantitativo incrível de alunos durante esses anos e resultados relevantes tanto no aspecto social do esporte, como para o alto rendimento, com o fomento de novos atletas, e para a promoção do lazer e da saúde. Com certeza, é um projeto muito abrangente, inclusive na inclusão da Pessoa com Deficiência no esporte e esse festival marca a comemoração de todos objetivos que buscávamos como política pública de fomento ao esporte”, destaca Wilton.

Programação

Durante a manhã da sexta-feira, 09, todas as modalidades do Natação em Rede terão seu espaço para além da cerimônia com autoridades por volta das 9h. A equipe de nado artístico do Natação em Rede – principal do estado e que disputou torneios nacionais no ano passado – fará uma apresentação que promete encher os olhos do público.

Fotos: Jéssica Tavares – Ascom/Sudesb

A equipe de polo aquático também fará um jogo de exibição com os alunos das categorias adulto e de base. O time coleciona bons resultados nos últimos anos, como o bicampeonato Norte Nordeste, a melhor colocação no Campeonato Brasileiro Sub-16 e a convocação de atletas da base para compor o time adulto da Bahia, inclusive com concessão de passagens aéreas e transporte por meio da Sudesb. Cerca de 500 alunos compõem o grupo das aulas de polo aquático e nado artístico.

Concluindo a programação, haverá um aulão de hidroginástica de todas as turmas como forma de integração e demonstração da abrangência do projeto. Mais de 1.400 pessoas fazem hidroginástica nos núcleos, com ênfase no público de idosos.

Resultados

O presidente da FBDA, Diego Albuquerque, comenta como a Federação tem aproveitado os talentos surgidos dentro do projeto e fortalecido a equipe de competição. “Hoje a equipe Natação em Rede já é a 4ª força da natação baiana, tanto em número de atletas como em resultado. As meninas do Nado Artístico já medalharam em campeonato nacional representando o projeto social, e o time de polo aquático é campeão Norte-Nordeste e um dos melhores do Brasil na categoria sub-16”, enfatiza.

Na natação, serão duas apresentações: provas com uma parte dos 1.600 alunos de natação nas mesmas idades e categorias; e uma exibição dos principais atletas do projeto que já disputam os torneios estaduais e conquistam resultados de expressão, como Anderson Hora Filho, 11 anos, e Maryanna Silva, 9. Eles participaram do Campeonato Baiano de Inverno Troféu FBDA 71 Anos no último final de semana na Piscina Olímpica e bateram índices técnicos e recordes.

Anderson conseguiu três índices técnicos: 800m livre, com 11:00.05 – índice 303; 400m livre, com 5:21.69 – índice 287; e 50m livre, com 31.87 – índice 253. “Estou competindo há um ano na natação e já conquistei ao todo 15 medalhas, sendo 11 de ouro e quatro de prata. Agradeço ao Projeto Natação em Rede por todo o apoio e suporte que eles me dão”, declara Anderson.

Fotos: Jéssica Tavares – Ascom/Sudesb

A atleta Maryanna Souza Silva, de 9 anos, conquistou a medalha de ouro duas vezes – nas provas de 200m livres (3:01.60 – índice 224) e 50m livres (38.43 – índice 212). Além disso, ela quebrou o recorde nos 100m costas com 1:39.69.

“Minha filha começou na natação há quatro anos, mas a competir foi em março do ano passado. Já conquistou mais de 30 medalhas. Estou lisonjeada. Agradeço a todos os treinadores que a acompanharam e quero agradecer ao Projeto Natação em Rede por todo o apoio e suporte dado a minha filha”, contou a mãe de Maryanna, Isabela Silva.

Ao todo, 18 atletas do Projeto Natação em Rede subirão ao pódio 45 vezes, com 18 ouros, 12 pratas e 15 bronzes conquistados nas mais diversas provas. “Esse é o momento de celebrar a grandeza deste projeto tão importante para nossa sociedade. As pessoas aqui são transformadas pelo esporte, e isso, em plenas Olimpíadas, só dá orgulho. Esses feitos não apenas demonstram o talento individual dos nossos alunos, mas também refletem a qualidade e a eficácia do treinamento oferecido pelo Natação em Rede. Essas conquistas comprovam a importância do programa na formação de atletas e no fortalecimento do esporte aquático na Bahia”, finaliza Diego.

Fonte: Ascom/Sudesb

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Amargosa abre processo número 1 no SEI

O prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, realizou nesta terça (12.11) a abertura do processo número…

2 horas ago

Alesp aprova projeto que proíbe uso celular nas escolas

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (12) projeto de lei…

3 horas ago

Defesa e Fazenda fecharão proposta de corte de gastos nesta quarta

A inclusão do Ministério da Defesa no pacote de corte de gastos será definida nesta…

5 horas ago

BC leiloará US$ 4 bi de reservas internacionais para segurar dólar

Pela primeira vez em quase três meses, o Banco Central (BC) intervirá no câmbio para…

5 horas ago

Simm oferece 137 vagas para esta quarta-feira (13) – Secretaria de Comunicação

O Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 137 vagas de emprego e…

6 horas ago

Delegação baiana já se encontra em João Pessoa para disputar provas dos Jogos da Juventude

“Acredito que os Jogos da Juventude serão uma lembrança inesquecível na minha vida como atleta…

6 horas ago