Criminosos utilizavam o sistema oficial para informar vendas de medicamentos que nunca aconteceram
A Policia Federal, junto a Receita Federal e a Controladoria Geral da União (CGU), deflagaram nesta terça-feira (10) uma operação contra fraudes em farmácias beneficiadas pelo programa Farmácia Popular. A ação, chamada “Over the Couter” (“sobre o balcão”, em inglês), foi autorizada pela 2ª Vara Federal de Dourados (MS)
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens em João Pessoa (PB), Pirangi (SP), Carazinho (RS) e Lagoa Santa (MG). A primeira constatação de fraude ocorreu em Dourados, que utilizavam o nome e CPF de terceiros para simular a venda de medicamento, utilizando o benefício.
Depois, os criminosos utilizavam o sistema oficial do programa para informar as vendas que nunca tinham acontecido, para receber os valores indevidos. Segundo a PF, a organização comandava fraudes no programa por todo o Brasil e movimentou milhões de reais.
Entre os bens alvos da operação, estão imoveis em valores que ultrapassam R$ 8 milhões, relativos a sete empresas e nove pessoas físicas que seriam parte do esquema.
O que é o Farmácia Popular?
O programa Farmácia Popular é uma ação do Governo Federal que disponibiliza medicamentos por meio de parceria com farmácias privadas. O cidadão pode retirar medicamentos nas farmácias credenciadas sem a necessidade de se dirigir a Unidades Básicas de Saúde ou farmácia municipais.
Entre os medicamentos disponibilizados pelo programa, estão remédios para hipertensão, asma, diabetes, osteoporose, colesterol alto (dislipidemia), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção. Também são oferecidas fraudas geriátricas e absorventes para beneficiárias do programa Dignidade Menstrual.

COMMENTS