O candidato Del (União) lidera a corrida eleitoral em Simões Filho, na região Metropolitana de Salvador, com mais de 48% das intenções de voto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas e encomendada pelo Bahia Notícias, em parceria com a TV Aratu e as rádios Antena 1 Salvador e Salvador FM.
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, Del, apoiado pelo atual prefeito, aparece em primeiro lugar com 35,5% das intenções de voto. Em seguida, Edson Almeida (PSD) recebeu 18,2%, e Kadu Silva Maverick (PSOL) ficou com 0,6%. Ainda, 9,5% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 35,5% não souberam ou não responderam, e 0,6% mencionaram outros nomes.
Quando os nomes dos candidatos são apresentados, em um cenário estimulado, Del é o escolhido por 48,2% dos eleitores, enquanto Edson Almeida recebe 30,2% das intenções de voto e Kadu Silva Maverick fica com 3,7%. Neste cenário, 11,8% dos eleitores afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos e 6,1% não souberam ou preferiram não opinar.
Sobre a rejeição, quando perguntados em quem não votariam “de jeito nenhum”, Edson Almeida lidera com 34,0% de rejeição. Kadu Silva Maverick e Del apresentam índices de 31,3% e 22,1%, respectivamente. Além disso, 16,3% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar em todos, e 13,5% não responderam.
Avaliação da Gestão Dinha Tolentino
A pesquisa também investigou como a população de Simões Filho avalia a gestão do atual prefeito, Dinha Tolentino (MDB). A administração é aprovada por 61,9% dos munícipes, sendo que 44,2% consideram a gestão como boa ou ótima, enquanto 22,3% a classificam como ruim ou péssima. Apenas 2,4% não opinaram.
A gestão é melhor avaliada entre as mulheres, com 62,7% de aprovação, enquanto entre os homens o índice é de 61,0%. A faixa etária que mais aprova a liderança é a de 25 a 34 anos, com 64,6%, enquanto os jovens de 16 a 24 anos têm a menor taxa de aprovação, com 59,8%.
A pesquisa ouviu 620 eleitores entre os dias 26 e 29 de agosto de 2024, com margem de erro de 4,0% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-04931/2024.
Veja outros cenários:
Um elevador despencou do sexto andar do Edifício Splendor, no Horto Florestal, em Salvador, na…
O mercado de tatuagem no Brasil deve movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões em 2024,…
Datada do Brasil Império, a capoeira é um patrimônio cultural imaterial da humanidade, mas também…
Foto: Otávio Santos/Secom PMS Atuante na Unidade de Saúde da Família Recanto da Lagoa I…
A juíza Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6),…
O Ministério da Educação (MEC) antecipou para esta quinta-feira (14) a divulgação dos gabaritos e…