Categories: Bahia

Parceria entre programa de voluntariado e instituição beneficia pessoas com deficiência

Histórias comoventes de pessoas abandonadas pela falta de estrutura e cuidados adequados devido às suas deficiências intelectuais e/ou físicas fazem parte da Instituição Lar Fonte da Fraternidade e Centro de Humanização para Pessoas com Deficiência, que há mais de 20 anos cuida desse público em situação de vulnerabilidade social. O compromisso com a fé e o cuidado aos mais vulneráveis são reafirmados na oração antes das refeições e na sutileza do tratamento aos dez acolhidos pela instituição localizada na Capelinha de São Caetano, em Salvador.

Atualmente, a instituição conta com cerca de 40 voluntários que auxiliam nas áreas de acessibilidade, saúde, segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento social, psicologia, educação, assistência social, dentre outras. O local é referência de lar para aqueles que desconhecem sua identidade e origens; ou para quem ainda tem recordações e sofre em datas especiais como Dia das Mães e Natal, segundo a irmã Maria Lúcia Gomes, freira responsável pela instituição. “Alguns ainda têm a mente preservada e sentem essa dor do abandono”, explica.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 18,6 milhões de pessoas com deficiência, representando 8,9% da população acima de dois anos, conforme a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022. Entre os tipos mais comuns estão as deficiências motoras, visuais e cognitivas. Diante desse cenário, é indispensável a atuação de cuidado integrativo das casas de acolhimento a essas pessoas.

Para ampliar essa rede de solidariedade, a Instituição Lar Fonte da Fraternidade firmou uma parceria com o Programa Bahia.Estado Voluntário, uma iniciativa que conecta ações e projetos do terceiro setor com pessoas interessadas em se voluntariar.

Entenda como funciona a parceria

A Instituição Lar Fonte da Fraternidade utiliza a ferramenta do Programa Bahia.Estado Voluntário para cadastrar projetos e campanhas, solicitando voluntários para atuarem no acolhimento dos internos. Ao captar voluntários, a instituição fica responsável pelo treinamento e pela supervisão das atividades dos novos colaboradores. Com essa parceria, a instituição adquire mais visibilidade para somar na corrente do bem.

Além do acolhimento aos residentes, a instituição concede atendimento gratuito à comunidade local, como serviços de psicologia e assistência social. Uma das voluntárias é a nutricionista Tilda Queiroz, que fala sobre sua experiência nessa jornada de compaixão e ajuda ao próximo. “Muitos me julgam como se o voluntariado fosse um erro por não ter dinheiro envolvido. Eu digo a essas pessoas que ser voluntária é um dom de Deus. É um aprendizado constante”, reflete.

Além da instituição, Tilda já foi voluntária na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em São Paulo. Atualmente, ela também é voluntária em uma instituição voltada para dependentes químicos e dá apoio nutricional para a comunidade, principalmente para diabéticos e hipertensos.

A coordenadora do Programa Bahia.Estado Voluntário, Kátia Camilo, ressalta a importância de prestigiar os voluntários que doam seu tempo e habilidades em prol de uma causa. “Temos que valorizar essas pessoas especiais que têm suas próprias vidas e vão servir aos outros por amor. São pessoas que vêm para somar com a sociedade”, argumenta.

Conceito de Residências Inclusivas

A Instituição Lar Fonte da Fraternidade é considerada uma Residência Inclusiva. De acordo com o Sistema Único de Assistência Social (Suas), a Residência Inclusiva é uma unidade que oferta serviço de acolhimento integrativo e de alta complexidade para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência e sem condições de autossustentabilidade.

São locais adaptados, com estrutura física, equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado aos internos. Conforme o Suas, é recomendado que a capacidade de atendimento não ultrapasse dez jovens e adultos com deficiência, justamente para assegurar o atendimento personalizado. É o que reforça a irmã Maria Lúcia Gomes.

“Sem sensibilização e humanidade esse trabalho é inviável. O conhecimento é importante, a técnica também, mas para nós que lidamos com gente que depende da gente, tratar as pessoas com amor e dignidade é fundamental. É uma missão espiritual e social porque lidamos com vidas, e nossa vida só tem sentido quando cuidamos de outras pessoas”, conta.

A freira explica que no Brasil existem outras instituições que realizam trabalho similar, porém, como a demanda é grande, toda ajuda é bem-vinda. “Dói no coração ver essas pessoas abandonadas por causa de suas deficiências. A lista de espera para morar em um lugar como esse é grande. Infelizmente não temos estrutura para atender todas essas pessoas”, lamenta.

Plataforma Bahia.Estado Voluntário

Participar é fácil: cadastre-se na plataforma com seus dados pessoais, disponibilidade e áreas de interesse. Entidades públicas ou privadas também podem cadastrar projetos e informar suas necessidades de voluntários. Quando os dois lados coincidem, acontece a intermediação.

Desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb), o programa foi lançado em 2019 e já conta com mais de 23 mil voluntários e quase 3 mil projetos cadastrados. Visite www.estadovoluntario.ba.gov.br e conheça essa iniciativa que promove a cultura do voluntariado.

Foto: Ascom/Saeb

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Corpo é encontrado boiando em represa em Alfenas (MG)

Um corpo foi encontrado boiando na represa de Furnas, na cidade de Alfenas (MG), na…

10 horas ago

PF acessa dados de celular apreendido com autor de atentado a bomba no STF

Extração das informações foi feita por meio de um software de última geração; outros bens…

11 horas ago

Poluição que aquece o planeta deve atingir nível recorde, diz estudo

Poluição responsável pelo aquecimento global atingirá o nível mais alto de todos os tempos, frustrando…

3 dias ago

Família de Marília Mendonça aciona justiça contra rede de fast-food por decoração de Halloween ofensiva

Imagens que circularam nas redes sociais mostravam o nome de Marília em uma decoração que…

2 semanas ago

Projetos ensinam os conceitos da economia circular

Separar resíduos, evitar uso de materiais descartáveis, reciclar. Esses são passos considerados essenciais para frear…

2 semanas ago

ÁUDIO: Jerônimo defende “agenda ampla de Segurança Pública” e soma de esforços com o Governo Federal em reunião com Lula

Durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governadores, no Palácio do…

2 semanas ago