A Ouvidoria da Secretaria da Educação (SEC), a cada ano, vem fortalecendo os canais de comunicação com a comunidade escolar, através de visitas às unidades e diálogos constantes. Tais ações são promovidas por meio do projeto “Ouvidoria Vai à Escola”, que visa divulgar os canais de acesso à Ouvidoria e dar conhecimento sobre os direitos e deveres, proporcionando aos cidadãos a oportunidade de expressarem suas sugestões e críticas, a fim de propor melhorias nos serviços públicos prestados na rede de ensino.
Cerca de dez mil pessoas já foram impactadas com o projeto. De março a junho deste ano, por exemplo, foram visitadas 503 unidades escolares, incluindo os anexos, às comunidades indígenas e quilombolas, as escolas do campo e os Centros Regionais de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (CEMITs), localizados em 143 municípios.
Os jovens ouvidores colaboram com as escutas em cada um dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e atuam como multiplicadores do projeto, coletando informações e sugestões; estabelecendo diálogo com as suas turmas para o gerenciamento de conflitos; e estimulando o bom convívio, entre outras ações. O público-alvo são os líderes e vice-líderes de classe; jovens ouvidores; integrantes de programas como Mais Estudos e Primeiro Emprego; grêmios estudantis; e representantes da comunidade escolar, como o colegiado.
Programação – A partir desta terça-feira (6) até o dia 9 de agosto, a Ouvidoria da Educação, em parceria com a Corregedoria da Educação, visitará diferentes escolas estaduais pertencentes ao Núcleo Territorial de Vitória da Conquista (NTE 20), para a implantação do projeto. Dentre as unidades escolares contempladas no primeiro dia de atividade, estão o Colégio Estadual Geovane Ferreira de Queiroz, localizado no distrito de Quaraçu, em Cândido Sales, e o Colégio Estadual Marieta Pereira dos Santos, em Tremedal.
Parcerias – Em 2024, a Ouvidoria da Educação manteve a parceria com os NTEs e com a Corregedoria da Educação. Os NTEs têm sido fundamental no processo de mobilização para a efetivação das ações e na apuração das demandas apresentadas por meio das escutas ativas à comunidade escolar, enquanto a Corregedoria tem conduzido casos que requerem orientação à gestão e à comunidade escolar, especialmente em situações envolvendo servidores públicos.
O contato com a Ouvidoria da Educação pode ser feito pelo telefone 0800 28 40011 ou pelo e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov.br. O acesso à Ouvidoria Geral do Estado também pode se dar pelas redes sociais: Facebook (@ouvidoriageraldabahia); Instagram (@ouvidoriageralbahia); e Twitter (@ouvidoriageral): além do e-mail: ceao@ouvidoria.ba.gov.br e do site www.ouvidoria.ba.gov.br.
Fonte: Ascom/SEC
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…
A cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, comemorou, neste sábado (23), a inauguração da…
Também, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden),…
A Polícia Federal prendeu três brasileiros procurados pela Interpol, na noite desta sexta-feira (22), no…
Tradicional evento na Praia de Copacabana, zona sul da cidade, contará ao todo com 13…
Marco Aurélio Acosta caminhava sem camisa por uma rua na zona sul de São Paulo…