A diretora de regulação e estudos de mercado da Thymos Energia, Mayra Guimarães, afirmou em entrevista ao Bastidores CNN que não há risco de apagão no país, apesar da diminuição do volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas devido à falta de chuvas.
Segundo a especialista, embora o período de chuvas tenha ficado muito aquém do esperado, os reservatórios de energia ainda estão em uma posição favorável.
“Os reservatórios, apesar da gente ter tido um período de chuvas muito aquém do esperado, ainda estão muito bem posicionados”, explicou Guimarães.
Guimarães destacou que o operador do sistema elétrico e o governo têm discutido intensamente ações para manter os reservatórios em níveis adequados até o próximo período chuvoso, que começa no verão.
“O que o operador e o governo têm discutido muito são ações para manter esses reservatórios em bons níveis até o próximo período de chuva”, afirmou.
A diretora ressaltou que, embora não haja risco de apagão, o momento exige atenção.
“É um período de atenção, sim, para a gente tentar manter esses reservatórios em níveis confortáveis para o início do próximo período úmido, mas risco de apagão a gente não vê”, pontuou.
Guimarães enfatizou a importância do monitoramento contínuo dos níveis dos reservatórios pelo operador do sistema.
“O operador de fato tem que ficar atento aos níveis de reservatório esperando o próximo período úmido”, disse a especialista, reiterando que, apesar da necessidade de vigilância, não há risco iminente de falta de energia no país.
A declaração da especialista traz tranquilidade ao setor energético e aos consumidores, indicando que, mesmo com os desafios impostos pela estiagem, o sistema elétrico brasileiro está preparado para atender à demanda sem interrupções significativas no fornecimento de energia.
Valor equivale a pouco mais de R$ 4 mil e, conforme a determinação, deve começar…
Termina às 23h59 desta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, o prazo para que os…
Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Civil apuram as causas do acidente; vítima foi…
Cerca de 2 mil estudantes da rede estadual de 50 escolas do Núcleo Territorial de…
O estímulo à iniciação científica na Educação Básica na Bahia, impulsionado pela Secretaria da Educação…
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por sua vez, estima para o ciclo 2024/2025 aumento…