O surf baiano está em alta na semana do Dia Internacional do Surf, celebrado no último sábado, 15. Cinco atletas disputam a terceira etapa do circuito nacional na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, capital do estado, nesta semana. Eles viajaram com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Nesta semana, quatro surfistas baianos estão disputando essa que é a última etapa do circuito para as categorias master: Jerônimo Bonfim, Marcelo Alves, Paulo Falcon e Wallace Sampaio. Eles disputam as vagas para a etapa do circuito mundial da International Surf Association (ISA), que será realizado em outubro em El Salvador, na América Central.
O presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), Marcelo Barros, enaltece a importância do apoio da Sudesb para que os atletas viajassem para o Rio de Janeiro assim como na etapa anterior em Navegantes, em Santa Catarina, no mês de abril. “Nessa última etapa, a Bahia tem grandes chances de conquistar a vaga para o mundial, inclusive com mais de 20 atletas disputando a categoria elite (a principal) adulto”, comenta.
Ele acrescenta que a parceria segue ao longo do ano com o apoio de passagens e que os surfistas da Bahia podem comemorar a data voltada para o surf. O Dia Internacional do Surf é sempre comemorado no terceiro sábado do mês de junho, marcando, na altura do solstício de Verão, a cultura de vida da modalidade praiana.
“Com o apoio da Sudesb, os atletas de 12 a 18 anos da categoria juvenil vão para a segunda etapa do Circuito Brasileiro das Categorias de Base, em Matinhos, no Paraná, em agosto. No mesmo mês, mais cinco atletas baianos no surf adaptado estarão disputando a seletiva para o mundial na cidade de Cabedelo, na Paraíba. Nessa modalidade, a Bahia tem o atual campeão brasileiro e mundial Dijackson Santos, conhecido como “Gato de Botas”. Nosso trabalho está sendo bem feito em todas as categorias”, finaliza.
Pedro Veiga
Nas disputas do Surf Stand-Up Paddle (SUP), o destaque juvenil Pedro Veiga também vai competir na terceira etapa do Circuito Brasileiro de SUP Surf no Rio de Janeiro entre os dias 24 e 30 de junho. Ele já se encontra no estado carioca com passagens terrestres e aéreas concedidas pela Sudesb para ele e seu pai.
Fonte: Ascom/Sudesb
Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Civil apuram as causas do acidente; vítima foi…
Cerca de 2 mil estudantes da rede estadual de 50 escolas do Núcleo Territorial de…
O estímulo à iniciação científica na Educação Básica na Bahia, impulsionado pela Secretaria da Educação…
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por sua vez, estima para o ciclo 2024/2025 aumento…
A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab), por meio do Telessaúde da Diretoria de…
A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (13)…