Navio com ajuda humanitária deixa Chipre e começa viagem a Gaza

HomeInternacional

Navio com ajuda humanitária deixa Chipre e começa viagem a Gaza

Um navio que transporta ajuda humanitária para Gaza partiu da cidade portuária de Larnaca, em Chipre, de acordo com a World Central Kitchen (WCK), uma organização sem fins lucrativos que disse ser o primeiro carregamento marítimo de ajuda humanitária para o território cercado por Israel.

“Após semanas de preparação, nossa equipe no Chipre carregou quase 200 toneladas de alimentos no barco Open Arms que entregará a ajuda desesperadamente necessária”, disse o WCK em um comunicado nesta terça-feira (12).

A WCK disse que fez uma parceria com os Emirados Árabes Unidos, Chipre e a ONG espanhola Open Arms para coordenar o envio.

A partida às 8h45 (hora local) vem após anúncios de que Chipre, a Comissão Europeia, os Estados Unidos, os Emirados Árabes Unidos e o Reino Unido estavam trabalhando para estabelecer um corredor marítimo para entregar ajuda a Gaza.

O navio rebocará uma grande barca embalada com paletes de ajuda alimentar, incluindo arroz, farinha, feijão, lentilhas e carnes enlatadas.

Para transportar os paletes até terra firme, um cais temporário será construído em um local não revelado em Gaza, embora os detalhes desses esforços não sejam claros.

No domingo, o fundador do WCK, Jose Andres, disse que o cais será construído com material e infraestrutura em Gaza com a ajuda de barcas e veículos anfíbios. Ele disse no X que o cais seria construído “Com @openarms_fund servindo como nossa logística e comando na água… carregando a barca inicial perto da praia…. mais um grande barco de carga para recarregar.”

Israel colocou Gaza sob cerco após os ataques do Hamas em 7 de outubro. Ele diz que “não há limite” para a quantidade de ajuda que pode entrar em Gaza, mas grupos humanitários alertaram repetidamente que as restrições nas travessias de terra para a faixa restringiram os esforços de distribuição de ajuda.

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS