“A Bahia mostrou sua força no esporte escolar nesta edição de 2024 do JEBs. Estamos muito felizes pelos resultados e medalhas conquistados a partir de um conjunto técnico de acompanhamento e execução para tal com a Sudesb, a SEC e a FBEE. O esporte escolar é, antes de tudo, a nossa base e merece esse olhar do Ministério do Esporte e do Governo do Estado na execução de políticas públicas que desenvolvam atletas e cidadãos, que entendam o papel do esporte na nossa sociedade”, comenta Vicente.
Medalhas da Natação
A delegação da Bahia na natação, composta por 16 nadadores – oriundos de Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana – e três técnicos, trouxeram conquistas coletivas e individuais, que garantiram ao estado a 3ª colocação geral masculina tanto na série ouro como na série bronze. O time baiano masculino ficou com a prata no revezamento 4x50m livre (Bernardo Costa, Bernardo Libório, Filipe Viana e Lucas Pinto) e o bronze no revezamento 4x50m medley (Bernardo, Bernardo, Inácio Moraes e Lucas).
O nome de Lucas não foi chamado apenas essas duas vezes ao pódio em Recife. O estudante atleta da Escola Concept foi o maior medalhista da delegação com cinco medalhas ao todo, sendo mais uma de cada cor. O ouro foi na prova dos 50m peito da série ouro, com a direito ao recorde da prova de 30s62. Ele ainda garantiu a prata nos 50m livre da série ouro e o bronze dos 100m peito na série ouro
“Fui medalhista em cinco provas e recordista brasileiro. Foi minha primeira competição nacional medalhando. Estou muito feliz. Vamos para cima que quero estar em dezembro no sul-americano e o JEBs 2025”, afirma Lucas, com o peito cheio de medalhas.
Bernardo Costa e Filipe também medalharam tanto nas provas individuais quanto coletivas. Bernardo, do Colégio Panamericano, garantiu o ouro nos 50m livre da série prata, enquanto Filipe, do Colégio SEB Sartre Monet, subiu mais duas vezes ao pódio com a bandeira da Bahia na terceira colocação: 100m costas – série bronze; e 50m costas – série prata.
Ainda no masculino, dois outros nomes foram premiados. Pedro Matos, do Colégio São Paulo, ficou com a prata na série geral dos 400m livre e o bronze nos 100m borboleta da série bronze. Nicolas Azevedo, do Colégio Nobre, de Feira de Santana, levou o ouro nos 100m livre da série bronze. No feminino, Rafaela Aparecida, do Colégio Anchieta, conquistou a prata nos 50m peito da série bronze; e Monique Alessandra, do Colégio Sacramentinas, nos 50m costas da série bronze.
Técnico da delegação baiana de natação, Fábio Seixas, mais conhecido como “Fabão”, comemorou o resultado estampando os dois troféus gerais conquistados pela primeira vez na história da Bahia na modalidade. “Foi a melhor competição de JEBs da natação de todos os tempos. Eles conseguiram bater nossa meta e os recordes de todos os tempos, com o melhor resultado nos últimos 10 anos da Bahia. Estamos muito orgulhosos pelos excelentes recordes. Também é primeira vez que conquistamos os troféus gerais. Quero agradecer à FBEE e à Sudesb”, comentou.
O presidente da FBDA, Diego Albuquerque, também mostrou satisfação com o desempenho. “O JEBs foi um sucesso da natação baiana, mostrando que, apenas na categoria 12 a 14, uma categoria de base, a gente vem com uma safra muito boa, atletas se destacando no cenário nacional. O resultado foi um recorde inclusive na série ouro, e a gente está muito feliz, principalmente porque já sabemos que dois atletas baianos vão compor a Seleção Brasileira nos Jogos Escolares Sul-americanos”, pontua.
Resultado Jogos Escolares
As 44 medalhas conquistadas em solos pernambucanos em 2024 foi um dos recordes do estado na competição. Os pódios para a Bahia foram assegurados por representantes do interior do estado e da Região Metropolitana de Salvador das modalidades de atletismo, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, vôlei de praia, futsal e natação.
Além da natação, mais duas modalidades tiveram medalhistas no último grupo de estudantes atletas que competiram. O futsal feminino, do Colégio Integral, ficou com a prata na série cobre, enquanto a dupla do vôlei feminino do Colégio Marista Patamares ficou com o bronze da série cobre. As demais premiações com o primeiro e segundo grupo de estudantes atletas podem ser lidas na matéria no site da Sudesb.
Confira todas as medalhas da delegação baiana de natação abaixo.
Competições Coletivas
– Prata – Revezamento 4x50m livre masculino (Bernardo Costa – Colégio Panamericano; Bernardo Libório – Colégio Antônio Vieira; Felipe Viana – Escola SEB Sartre Monet; e Lucas Pinto – Escola Concept);
– Bronze – Revezamento 4x50m medley masculino (Lucas Pinto – Escola Concept; Bernardo Costa – Colégio Panamericano; Bernardo Lago- Colégio Antônio Vieira; e Inácio Moraes – Colégio Antônio Vieira)
Competições Individuais
Ouro
– Lucas Pinto (Escola Concept) – 50m Peito – Série Ouro – Recorde Brasileiro;
– Bernardo Costa (Colégio Panamericano) – 50m Livre – Série Prata;
– Nicolas Azevedo – (Colégio Nobre/Feira de Santana) – 100m Livre -Série Bronze;
Prata
– Lucas Pinto (Escola Concept) – 50m Livre – Série Ouro;
– Pedro Matos (Colégio São Paulo) – 400 livre – 2° lugar geral;
– Rafaela Aparecida (Colégio Anchieta) – 50m Peito – Série Bronze;
Bronze
– Filipe Viana (Escola SEB Sartre Monet) – 100m Costas – Série Bronze;
– Filipe Viana (Escola SEB Sartre Monet) – 50m Costas – Série Prata;
– Lucas Pinto (Escola Concept) – 100m Peito – Série Ouro;
– Monique Alessandra (Colégio Sacramentinas) – 50m Costas – Série Bronze;
– Pedro Matos (Colégio São Paulo) – 100m Borboleta – Série Bronze.
Fonte: Ascom/Sudesb
Um homem tentou sequestrar um menino de três anos em SP, mas foi impedido por…
Morte foi causada por complicações decorrentes de insuficiência renal Divulgação Juan Arias Martínez teve a…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…
A cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, comemorou, neste sábado (23), a inauguração da…